Córdoba fecha dois lixões a céu aberto: quais são.

Más leídas

Córdoba anunciou o fechamento de dois lixões a céu aberto. São os localizados nas localidades de Altos de Chipión e La Paquita localizadas no departamento San Justo.

A medida foi concretizada pelo Governo provincial, através do Ministério de Ambiente e Economia Circular, em conjunto com os governos locais. Trata-se de uma iniciativa fundamental para a melhoria em matéria de gestão de resíduos

Demandou, segundo indicaram, um investimento de $ 19.460.570. Faz parte de uma estratégia integral para erradicar esses espaços que trazem consequências extremamente danosas para o ambiente e a saúde.

Cerraram dois lixões a céu aberto em Córdoba

São os de Altos de Chipión e La Paquita. (Foto: Governo Córdoba). São os de Altos de Chipión e La Paquita. (Foto: Governo Córdoba).

A ministra de Ambiente e Economia Circular, Victoria Flores, destacou a importância dessa ação e o compromisso dos municípios envolvidos. “Com o fechamento desses lixões, iniciamos um círculo virtuoso que coloca em marcha todo o modelo de economia circular”, disse.

“Essas ações não apenas eliminam focos de contaminação, mas também impulsionam uma mudança estrutural na gestão de resíduos, promovendo a responsabilidade ambiental em cada localidade”, acrescentou Flores.

O processo de cicatrização dos terrenos foi realizado com maquinaria essencial fornecida pela pasta ambiental. Isso incluiu uma trator de esteira, uma retroescavadeira, um caminhão-vácuo, entre outros materiais.

O trabalho avançou após as localidades adotarem práticas de economia circular e começarem a dispor de forma segura os resíduos em uma planta regional.

Altos de Chipión e La Paquita avançam na gestão de resíduos

No caso de Altos de Chipión, a localidade conta com um sistema de coleta diferenciada e um Centro Ambiental, onde os materiais recuperados são processados e vendidos.

Além disso, com a contribuição do Fundo Ambiental, gerido pelo Ministério de Governo, adquiriu uma prensa hidráulica e um triturador de resíduos verdes.

Essas ferramentas permitem reduzir o volume de disposição final de resíduos, melhorar as condições de trabalho dos catadores urbanos e contribuir para o saneamento ambiental.

Por sua vez, em La Paquita, está sendo implementada a separação de resíduos em duas frações: celulósicos e plásticos.

Ambas as localidades transportam seus resíduos para o Ente Regional de Porteña, onde recebem o processamento e reciclagem correspondentes.

Lixões a céu aberto Os problemas dos lixões.

Essa abordagem regional permite otimizar os recursos e garantir um tratamento adequado dos resíduos, reduzindo assim o impacto ambiental.

Argentina tem cerca de 5000 lixões a céu aberto: o impacto ambiental e na saúde

Na Argentina, há, pelo menos, 5000 casos de lixões a céu aberto. Um terço dos resíduos urbanos gerados na América Latina e no Caribe acabam nesses espaços, de acordo com as Nações Unidas.

E as consequências são devastadoras, tanto para o meio ambiente em geral, quanto para a saúde humana.

O processo de decomposição que os resíduos sofrem ao ficarem estagnados nos lixões resulta na emissão de gases tóxicos. Assim, geram 5% das emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global.

Por outro lado, por não terem solo impermeabilizado, são um foco de contaminação, também pela geração de líquido lixiviado.

O perigo dos lixões a céu aberto. O perigo dos lixões a céu aberto.

O lixiviado é produzido quando os resíduos passam pelo processo de decomposição, e a água (das chuvas, do escoamento superficial ou das águas subterrâneas) percola através dos resíduos sólidos em decomposição.

Esse líquido contém materiais dissolvidos e suspensos que, se não forem controlados adequadamente, podem passar pelo piso base e contaminar fontes de água potável ou águas superficiais.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se! 

<p data-mrf-recirculation="Links párrafos (artículo

Últimas noticias

Desmatamento ilegal em Lago Puelo: encontrada madeira no valor de $1 bilhão.

A Procuradoria de Lago Puelo está investigando um suposto caso de **desmatamento em grande escala** em uma área florestal...

Noticias relacionadas