A Subsecretaria de Meio Ambiente convidou a comunidade a se juntar à primeira campanha abrangente de reciclagem, uma iniciativa que busca promover a consciência ambiental e facilitar o tratamento correto de resíduos recicláveis.
Os vizinhos poderiam trazer materiais recicláveis, como papel e papelão, vidro e metais, plásticos e tampas plásticas, resíduos elétricos e eletrônicos, óleo vegetal usado (em garrafas plásticas bem fechadas), eco garrafas, tecidos, panos e pneus inutilizados.
De acordo com Cecilia Laffaye, titular da Subsecretaria de Meio Ambiente, a importância da campanha reside em demonstrar o compromisso dos vizinhos com as ações ambientais ao longo de 2024 e assegurou que a cidade continuará trabalhando para se manter limpa.
Por sua vez, Bárbara Schwindt, coordenadora de Meio Ambiente, enfatizou a intenção de centralizar a coleta de materiais recicláveis em um ponto acessível para facilitar a participação das famílias. Também lembrou a importância de colaborar com a campanha de descarte de objetos, levando recipientes e pneus inutilizados para evitar a proliferação de mosquitos.
Palestra sobre compostagem como parte da campanha abrangente de reciclagem
Como parte da campanha Junín Recicla, foi programada uma palestra sobre compostagem no Poliesportivo Beto Mesa. Nesse sentido, Schwindt explicou que essas ações visam não apenas manter a cidade limpa, mas também fornecer ferramentas aos vizinhos para gerenciar melhor seus resíduos e prolongar a vida útil do aterro sanitário.
Os benefícios do composto
A compostagem de resíduos orgânicos possui muitos benefícios, entre eles:
- Melhora a fertilidade do solo: essa prática fornece nutrientes e microorganismos que ajudam a tornar o solo mais fértil.
- Reduz a dependência de fertilizantes químicos: representa uma alternativa aos fertilizantes químicos, pois contém nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.
- Previne a erosão e degradação do solo: melhora a estrutura do solo, o que ajuda a evitar a erosão e a degradação.
- Diminui a emissão de gases de efeito estufa: reduz a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários e incineradoras, o que diminui as emissões de metano e dióxido de carbono.
- Contribui para a saúde das plantas: ajuda as plantas a crescerem de forma saudável e resistente, tornando-as menos propensas a pragas e doenças.
- É uma alternativa econômica: pode ser uma alternativa econômica ao uso de fertilizantes químicos.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!