O município de Godoy Cruz removeu toneladas de lixo removido do canal Los Cerrillos usando 10 caminhões que fizeram 100 viagens de resíduos.
Ao todo, o município de Godoy Cruz removeu 678 toneladas de lixo do canal Los Cerrillos em um trecho de 3 quilômetros. Com o objetivo de limpar este coletor e proteger o meio ambiente, os trabalhos foram realizados durante 12 dias ininterruptos, exigindo 100 viagens para o transporte dos resíduos.
A Prefeitura, sob a direção de Diego Costarelli, realizou as tarefas de limpeza profunda em colaboração com a Direção de Hidráulica da província. A operação se estendeu desde o limite com Luján de Cuyo até o canal Maure, cobrindo mais de 3 quilômetros de extensão.
Com jornadas de 10 horas diárias, incluindo fins de semana, os operários municipais conseguiram remover 678.200 quilos de resíduos. Para isso, realizaram 100 viagens de caminhões até a planta de classificação na rua Independencia, e posteriormente, a disposição final em El Borbollón (Las Heras).
Para o transporte dos resíduos, foram utilizados 10 caminhões, um caminhão hidro e 2 retroescavadeiras. Também foi utilizada uma mini-carregadeira hidráulica.
Godoy Cruz retira toneladas de lixo em benefício do meio ambiente
A remoção de uma enorme quantidade de lixo acumulado no coletor Los Cerrillos faz parte do plano municipal de Godoy Cruz para a limpeza de canais e valas, com o objetivo de cuidar do meio ambiente e proteger as obras de defesa contra inundações.
Esta operação foi realizada juntamente com uma campanha de conscientização na área sobre a correta gestão de resíduos, alertando a população sobre as consequências negativas de jogar lixo nos canais.
“Esses atos de jogar resíduos nos canais de água não afetam apenas a saúde pública, promovendo a proliferação de roedores e insetos como o mosquito da dengue, mas também colocam em risco a segurança hidráulica diante de tempestades”, destacaram as autoridades municipais.
Em sintonia com a limpeza do canal Los Cerrillos, foi realizada uma operação de “descarte” no assentamento Piedras Blancas, localizado na área. Foram removidos elementos como recipientes e pneus, considerados potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti da dengue.
A Prefeitura de Godoy Cruz esclareceu que a manutenção e a limpeza dos cursos aluviais “são responsabilidade da Direção de Hidráulica provincial e são realizadas uma vez por ano”. No entanto, desta vez, o município ofereceu apoio logístico “para garantir a eficácia das tarefas“.
Poucos resíduos recicláveis em Godoy Cruz
Conscientizar a comunidade para que descarte os resíduos nos locais adequados fez parte desta operação, com um foco especial nas áreas onde o município não oferece coleta domiciliar de lixo.
Nos assentamentos, por exemplo, foi feito um trabalho “casa por casa” em Piedras Blancas para realizar um “descarte”, como destacou Martín García, diretor de Saúde de Godoy Cruz.
O funcionário detalhou que nos assentamentos onde o caminhão coletor não entra, “realizamos limpeza duas vezes por semana; e é notável o aumento de resíduos ano após ano, com todas as consequências para a saúde da população”. Por isso, essas operações incluem ações de desinfecção e higienização da área.
Martín García especificou que foram retirados do canal Los Cerrillos resíduos de todo tipo, exceto aqueles que são recicláveis “como latas, plásticos ou papel seco e papelão que não serão encontrados porque são vendidos“. Nos meses de março e julho passados, também foram realizadas operações semelhantes, naquela época no canal Maure.
A acumulação de lixo nos canais e valas é uma constante em toda a província, e por isso apela-se à consciência cidadã para colaborar com a preservação da limpeza, cuidando do ambiente e evitando o mau funcionamento desses aquedutos diante de futuras tempestades.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!