Será inaugurada a primeira escola ambiental de San Miguel de Tucumán.

Más leídas

San Miguel de Tucumán terá sua primeira escola ambiental. Foi o que anunciou a prefeita, Rossana Chahla, no encerramento do ciclo 2024 do Programa Municipal de Educação Ambiental Educá.

Busca-se fortalecer as medidas que ajudem a enfrentar as consequências da mudança climática.

“Este é um grande tema na agenda mundial e não estamos alheios a isso. Todos nós temos que nos comprometer”, expressou Chahla.

“Já vimos inundações em outras partes do mundo, vimos secas e grandes incêndios como ocorreu em Córdoba e o que aconteceu em Valência com as inundações”, destacou.

Escola ambiental em San Miguel: quando abrirá

Segundo Chahla, a Escola Ambiental Municipal começará a funcionar a partir de 2025. “Será um espaço gratuito localizado no terreno de nossa horta municipal, construído com uma abordagem sustentável, onde os moradores poderão aprender sobre educação ambiental”, explicou.

E acrescentou: “Estamos trabalhando em tudo o que tem a ver com mitigar os impactos e nos adaptarmos hoje à mudança climática, tendo em vista que Tucumán é uma província com problemas de inundações e que cresceu muito”.

O programa Educá

San Miguel terá sua escola ambiental.
San Miguel terá sua escola ambiental.

O programa Educá ao longo do ano chegou a mais de 25.000 alunos de 125 estabelecimentos escolares públicos e privados da província, com conteúdos e ações relacionadas ao meio ambiente.

As atividades, que também incluíram a capacitação de mais de 1600 professores, foram realizadas de forma coordenada com o Ministério da Educação da Província.

A prefeita ressaltou que Educá foi o primeiro programa lançado pela Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável criada pela administração atual, sob a responsabilidade de Julieta Migliavacca.

“Nestes meses, foi um sucesso incrível.” Também destacou o apoio do governador Osvaldo Jaldo e da ministra da Educação, Susana Montaldo, para levar adiante o programa de educação ambiental criado pelo município às escolas da província.

As ações em San Miguel

Chahla ressaltou que, entre outras ações, o município está implementando planos para promover a separação domiciliar de resíduos, como ferramenta para reduzir o impacto ambiental.

“Estamos conscientizando em cada lugar, em cada praça, em cada bairro, sobre este tema da separação na origem dos resíduos. O que também ajuda a gerar uma economia circular”, enfatizou.

Últimas noticias

Pensar no outro: proposta acessível de trekking no Aconcágua para pessoas com deficiência.

Um grupo de 20 pessoas participou de uma proposta original de trekking acessível no Parque Provincial Aconcágua. Utilizando um monociclo...

Noticias relacionadas