O lixo representa um problema significativo a nível mundial. Em particular, a Argentina produz uma média de 45 mil toneladas diárias de resíduos domésticos, o que equivale a uma tonelada de resíduos a cada dois segundos. Uma maneira de cuidar do meio ambiente é separar os resíduos na origem através de uma coleta seletiva.
Neste contexto, Bahía Blanca é uma das poucas cidades da Argentina que dispõe de um serviço municipal de coleta de resíduos seletiva, com o objetivo de reduzir e valorizar os resíduos gerados nos lares.
Programa Bahía Recicla e resultados da coleta seletiva
A coleta seletiva, que já abrange 88 bairros da cidade (estima-se uma cobertura de 95%), é uma parte essencial do programa Bahía Recicla, lançado pela prefeitura em março do ano passado e cujo principal objetivo é valorizar os resíduos recicláveis e promover uma gestão ambientalmente responsável.
Até outubro do ano passado, último mês com informações oficiais, foram coletados 346.500 quilos de material reciclável pelas residências de Bahía Blanca. Deste total, 134.272 correspondiam a plásticos; 82.259 a vidros; 82.512 a papel e papelão; 13.798 a embalagens tetra e 12.997 a metais.
A importância da coleta seletiva através do programa Bahía Recicla
Benefícios e diretrizes da coleta seletiva
Os benefícios da coleta seletiva são múltiplos: desde reduzir o volume e o impacto ambiental de resíduos sólidos destinados a aterros sanitários, até eliminar os lixões a céu aberto e organizar o circuito de coleta informal de resíduos sólidos para reciclagem.
O que pode ser colocado na sacola de secos?
- Papel e papelão limpos e secos.
- Plásticos de todos os tipos (garrafas, embalagens, sachês, potes de iogurte, pastas, embalagens de doces, pacotes de macarrão, arroz, etc.).
- Tetra Brik.
- Nylon.
- Isopor.
- Metais como latas, desodorantes, etc.
- Vidro (apenas se estiverem devidamente envoltos para não machucar os coletores).
O que não deve ser colocado na sacola de secos?
- Resíduos orgânicos (podem ser depositados nas composteiras comunitárias).
- Pilhas ou baterias (podem ser descartadas em qualquer filial da Cooperativa Obrera).
- Ramos de poda ou resíduos de construção em grande quantidade.
- Resíduos de animais.
- Resíduos de banheiro, lenços umedecidos, absorventes ou papel usado.
- Eletrônicos.
No caso de galhos de poda (que não excedam totalmente 15 kg) e de trabalhos de construção e alvenaria (1/4 m³ em volume), é possível solicitar o serviço de coleta pelo WhatsApp no 291-4325325.
Todas as informações sobre o programa #BahíaRecicla e cada um de seus eixos estão disponíveis no site bahiarecicla.bahia.gob.ar.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!