O programa Lomas Recicla em Comunidade da Prefeitura de Lomas de Zamora lançou diversas iniciativas para reduzir a quantidade de resíduos que terminam em microlixões e valorizá-los. Nas borracharias aderidas ao programa, os moradores podem levar pneus usados para sua recuperação.
“O borracha triturada recuperada é utilizada para fabricar outros produtos. Com esta proposta, reduzimos a quantidade de pneus de veículos nos microlixões e os reintegramos na indústria, gerando valor agregado”, destacaram da Secretaria de Meio Ambiente.
Pontos de Coleta e Recuperação
Existem borracharias aderidas em Centenario, Llavallol, Temperley, Turdera, Santa Catalina e Fiorito. Os moradores podem consultar nas redes sociais da Prefeitura ou do Meio Ambiente Lomas a localização de cada uma delas para levar seus pneus usados.
Nos Centros de Gestão Municipal, são recebidos resíduos elétricos e eletrônicos em desuso para serem reparados ou para que seus componentes sejam utilizados como peças de reposição.
Nos diferentes bairros, existem 56 Pontos de Reciclagem para que os moradores levem papéis, cartões, plásticos, vidros e metais. O objetivo é alcançar 200 locais de recepção e ampliar o horário de atendimento para todos os dias da semana, das 7h às 19h. Em escolas, clubes e centros de idosos, haverá campainhas, sacolas e minibags fabricadas por cooperativas locais.
Dia Verde e Palestras de Capacitação
Em cada uma das 14 localidades, é implementado o Dia Verde. Uma vez por semana e antes das 10h da manhã, os moradores podem separar seus materiais recicláveis (papel, cartão, plástico, vidro e metal) e colocá-los no cesto da rua em uma sacola com um adesivo que os identifique.
As cooperativas são responsáveis por recolhê-los e levá-los para as plantas de tratamento. Os adesivos podem ser obtidos nos Centros de Gestão Municipal (CGM) e também podem ser baixados nas redes do Ambiente Lomas.
Em clubes, comércios e edifícios serão realizadas palestras e capacitações sobre a separação na origem, coleta diferenciada de resíduos e entrega de minibags para que cada vez mais moradores incorporem esses hábitos em sua vida cotidiana.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!