Quais são os países que mais poluem os oceanos com plástico

Más leídas

A cada ano, a contaminação dos oceanos com plásticos está aumentando. Milhões de toneladas são geradas em todo o mundo, já que apenas uma pequena parte é reciclada.

Após o seu ciclo de vida, metade desses resíduos tem uma segunda vida, é incinerada ou depositada em aterros, mas grande parte do restante acaba nos mares. Com o problema de que podem levar até 500 anos para se degradar.

A maioria desses resíduos vem dos rios, que recebem os resíduos das cidades. Nesse sentido, com base na pesquisa liderada por Lourens J.J. Meijer, a Statista elaborou um gráfico que mostra quais são os países que mais contaminam.

Estes são os países que mais contaminam os oceanos com plásticos

Os países que mais contaminam com plástico. (Gráfico: Statista).
Os países que mais contaminam com plástico. (Gráfico: Statista).

O gráfico mostra os dez países com maior contaminação por plástico no mundo.

De acordo com o estudo, os países com áreas geográficas pequenas, costas mais longas, alta pluviosidade ou sistemas deficientes de gestão de resíduos são mais propensos a despejar plástico no oceano.

Os autores do estudo estimam que mais de 75% do plástico que se acumula nos oceanos vem da “má gestão de resíduos” em países asiáticos como Índia, Malásia, China, Indonésia, Mianmar, Vietnã, Bangladesh, Tailândia e Filipinas, que concentram 35% do plástico no oceano. O único país não asiático entre os dez primeiros é o Brasil.

Quais medidas estão sendo tomadas para reverter a situação: o tratado pendente

Um tratado mundial contra a contaminação por plásticos é possível. Embora ainda não tenha sido concretizado, o avanço nesse sentido foi importante no ano passado.

Em novembro, em Busan, na Coreia do Sul, mais de 170 países se reuniram pela quinta vez para assinar um acordo global legalmente vinculativo para enfrentar essa ameaça.

A contaminação por plásticos está tão difundida que foi detectada até nas nuvens, nas fossas oceânicas mais profundas e praticamente em todas as partes do corpo humano, incluindo o cérebro e o leite materno.

Embora todo mundo reconheça a existência do problema, as opiniões divergem radicalmente sobre a forma de combatê-lo.

contamina com plásticos Os plásticos que terminam no oceano.

Trabalho exemplar: o que é e como funciona o The Ocean Cleanup

Existem muitas iniciativas globais que propõem soluções e trabalham arduamente para combater essa contaminação. Um exemplo é o The Ocean Cleanup.

É uma organização sem fins lucrativos muito divulgada que tem a ambição de limpar 90% do plástico dos oceanos. Na realidade, o efeito da iniciativa no lixo flutuante do mundo seria mínimo, de acordo com pesquisadores na revista Science of the Total Environment.

Seu dispositivo de limpeza, segundo o biogeoquímico marinho Matthias Egger, da organização, funciona como um “Pac-Man gigante” e recolhe o lixo usando uma tela presa a uma barreira flutuante. A organização defende que pode usar este dispositivo para remover metade da ilha de lixo do Pacífico —um grande redemoinho de resíduos plásticos— em cinco anos.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Não apenas os ursos polares: o derretimento do gelo e seu impacto na fauna polar.

O degelo do Ártico não apenas ameaça os ursos polares, mas também coloca em perigo toda a fauna polar....

Noticias relacionadas