Com o objetivo principal de aumentar a produção de árvores e plantas nativas na projeção florestal de **San Luis**, a Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável avança na construção de estufas em viveiros localizados em Quines, San Francisco del Monte de Oro, Villa Mercedes e na cidade de San Luis.
Cada um desses espaços desempenhará um papel fundamental para potencializar os viveiros e os plantios na arborização urbana provincial e, especialmente, para obter uma ferramenta-chave na produção de plantas nativas adaptadas às condições climáticas de cada ecorregião.
Utilidade e benefícios das estufas
As estufas são estruturas de vidro ou plástico projetadas principalmente para proteger as plantas das flutuações climáticas e seus fenômenos.
Esse sistema permite a produção protegida, minimizando os efeitos da temperatura extrema, dos danos causados pelo granizo e pelos fortes ventos, e também oferece proteção contra pragas.
O processo de crescimento dentro da estufa é adaptativo, permitindo que as plantas cresçam na primeira etapa entre 50 a 70 centímetros. Em uma segunda etapa crucial, a planta passa pelo processo de rustificação, onde gradualmente são criadas as condições naturais.
Primeiro estão na estufa e depois, parte desse tempo estão fora da estrutura, mas com outro tipo de cobertura, criando proteção nos momentos mais frios de San Luis, especialmente durante os meses de junho, julho e agosto.
Benefícios das estufas
Em relação aos benefícios, o chefe de Arborização de Espaços Públicos, Eugenio Barroso, indicou que as estufas são uma grande oportunidade para aplicar projetos que incentivem plantações adaptadas às características de cada região.
“As estufas permitem criar um ambiente controlado, ajustando a temperatura, a radiação solar e protegendo as plantas dos ventos. Além disso, permite verificar a rega, o que gera as condições precisas em uma medição das condições ambientais”.
O funcionário também destacou que cada local criará novas oportunidades graças ao acordo assinado com a Universidade Nacional de San Luis (UNSL) para que pesquisadores e tesistas potencializem seus estudos e abordagens.
Da mesma forma, os alunos terão outro espaço para concluir seus estágios profissionais, promovendo a formação acadêmica.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!