Criando Consciência, é a cooperativa de Tigre que se dedica ao cuidado ambiental e à reinserção social de ex-catadores, lançou recentemente uma nova linha de composteiras que são produzidas com plástico coletado, separado e reciclado por eles mesmos.
A produção das composteiras está a cargo da própria cooperativa, completando assim a cadeia de valor, pois é a mesma organização que realiza todo o processo: começando pela coleta de resíduos, a separação, mais tarde a enfardagem, a aquisição da madeira plástica e finalmente o design, a fabricação e a venda.
Criando Consciência apresenta uma nova linha de composteiras
As mesmas servem para decompor resíduos orgânicos, como restos de frutas, legumes, folhas e outros materiais biodegradáveis, transformando-os em adubo rico em nutrientes para suas plantas.
Neste caso, o trabalho da cooperativa, que trabalha arduamente para conscientizar sobre o papel de cada um para a reciclagem, o cuidado ambiental e a redução dos lixões a céu aberto.
O trabalho que desenvolvem coloca nas mãos dos cidadãos a possibilidade de também contribuir com seu grãozinho de areia ao compostar seus próprios resíduos, uma tendência que vem evoluindo nos últimos anos mas que ainda tem muito a crescer.
Novas composteiras feitas com plástico reciclado
As novas composteiras se somam a uma ampla gama de produtos reciclados que a cooperativa vem oferecendo. Entre outros, mobiliário urbano, espreguiçadeiras, hortas, material escolar, cuias e cabides.
“Através das composteiras conseguimos um duplo propósito: por um lado agregar valor aos materiais que reciclamos, oferecendo produtos com melhor valorização no mercado; e, ao mesmo tempo, oferecer um elemento que segue a linha de Criando Consciência, no sentido de cuidar do meio ambiente e contribuir para a diminuição do lixo que se gera nas cidades“, destacou Ramiro Martínez, presidente de Criando Consciência.




