Córdoba fortaleceu a legislação para proteger espécies em perigo de extinção

Más leídas

Em sua 17ª sessão ordinária do ano, a Unicameral de Córdoba aprovou uma modificação da Lei 6.964, de Áreas Naturais Protegidas, com o objetivo de proteger espécies animais em perigo e reconhecer “monumentos naturais” da flora e fauna autóctone.

Projeto e Mudanças Legislativas

O projeto aprovado, impulsionado por Abraham Galo (Hacemos Unidos por Córdoba) e Brenda Austin (Unión Cívica Radical), contempla a alteração de quatro artigos (33, 34, 35 e 36) para prevenir alterações em seus ambientes, a exploração comercial, a caça ou qualquer ação que coloque em risco as espécies.

A iniciativa incorpora no item Monumentos Naturais Provinciais (artigo 33) um inciso sobre “coisas, espécies vivas de animais ou plantas de interesse estético, valor histórico ou científico”, ampliando o conceito para além de “coisas”.

Apoio de Fundações e Universidades

Estiveram presentes membros da Fundação Natura, Fundação Mil Aves, Reserva Tatú Carreta e equipes de pesquisa da Universidade Nacional de Córdoba, que apoiaram o projeto. Destacaram a falta de um quadro normativo em Córdoba para a proteção de monumentos naturais.

Opiniões dos Impulsionadores

Galo destacou que as modificações aprovadas “têm claramente uma visão ambiental e também têm identidade cordobesa”, e acrescentou que “reconhecer e estabelecer monumentos da flora e fauna reivindica nossas raízes, cultura e identidade”.

Austin afirmou que “esta norma demonstra que é possível trabalhar em conjunto em questões que merecem um apoio unânime” e esclareceu que a modificação visa proteger espécies de flora e fauna, ampliando o conceito de monumentos naturais para incluir espécies em perigo de extinção.

História e Objetivo da Lei

A lei 6.964, em sua versão original publicada em 22 de agosto de 1983, estabelece as normas que regerão as áreas naturais provinciais e seus ambientes selvagens. A modificação da lei busca fortalecer a proteção da flora e fauna da província de Córdoba.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas