As vendas nas categorias de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre cresceram 26% em comparação com o mesmo período de 2023, sendo vendidos mais de 4,8 milhões de produtos com impacto positivo na região.
Tendências e Crescimento
Atualmente, o Mercado Livre conta com mais de 2,7 milhões de compradores de produtos com impacto positivo, um crescimento de 27% em comparação com o ano anterior, e mais de 38 mil empreendedores oferecendo esses produtos, um aumento de 9%. Na Argentina, o número de compradores desses produtos aumentou 7%.
Categorias em Destaque
A moda sustentável foi a categoria que mais cresceu na América Latina, com um aumento de 92% nas unidades vendidas e 91% nos compradores. Argentina e Brasil lideraram o crescimento com 133% e 132%, respectivamente, seguidos por México com 83% e Chile com 62%.
Expansão do Catálogo
O catálogo de Produtos Sustentáveis expandiu 48% em toda a região, sendo os produtos mais escolhidos calças, meias, camisetas e pijamas fabricados com materiais reciclados, fibra de bambu ou certificados.
Na Argentina, as categorias que mais cresceram foram Moda Sustentável (+133%), produtos para bebês (+19%) e alimentos e bebidas (+8%).
José Ignacio De Carli, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre, destacou o compromisso da empresa em acompanhar pessoas e empreendedores em direção a um estilo de vida mais sustentável, oferecendo uma ampla variedade de produtos responsáveis.
Pesquisa e Percepções dos Usuários
Uma pesquisa realizada com usuários que compraram pelo menos um produto com impacto positivo revelou que 7 em cada 10 pessoas acreditam que suas decisões de compra podem ter um impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades, e 9 em cada 10 consideram preocupante a situação ambiental atual. As principais razões de preocupação são o aquecimento global, a poluição da água e o desmatamento.
Os usuários valorizam principalmente a composição e a origem da matéria-prima (materiais reciclados, orgânicos, naturais ou livres de crueldade) e a proteção da biodiversidade ao escolher itens com impacto positivo.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!