O pequeno inseto que transforma resíduos em fertilizante natural.

Más leídas

Com uma habilidade única para processar quase qualquer tipo de matéria orgânica que cruze seu caminho, um inseto pequeno, mas poderoso está se consolidando como uma ferramenta-chave na luta contra o crescente problema dos resíduos orgânicos e a degradação do solo. Esse inseto é a larva da mosca soldado negro (BSFL), que transforma os restos de comida em um fertilizante natural rico em nutrientes: o excremento.

Embora os insetos tenham sido usados por muito tempo na agricultura como fonte de alimento, agora os agricultores estão explorando o potencial de seus excrementos como fertilizante sustentável. Com mais de 33% do solo mundial atualmente degradado, carecendo dos nutrientes necessários para o crescimento adequado das plantas, os excrementos de insetos podem desempenhar um papel importante na restauração da biodiversidade e na qualidade do solo.

Em maio de 2024, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) concedeu subsídios a três projetos que buscam aproveitar as capacidades dessa mosca soldado. Entre eles, a Chapul Farms, uma empresa sediada em Oregon dedicada à reutilização de insetos na agricultura americana para reduzir o desperdício de alimentos, restaurar a saúde do solo e produzir alimentos para animais de alta qualidade.

Apoiados pelo Programa de Produção e Expansão de Fertilizantes (FPEP), o apoio bipartidário ao uso de insetos na agricultura destaca o crescente reconhecimento do potencial da BSFL, tanto para a redução de resíduos quanto para melhorar a saúde do solo através da produção de fertilizantes domésticos de alta qualidade.

Larva de mosca, um aliado para o meio ambiente. Foto: Wikipedia.
Larva de mosca, um aliado para o meio ambiente. Foto: Wikipedia.

De pequeno inseto a um grande fertilizante

As larvas de BSFL têm a capacidade de consumir quase qualquer tipo de resíduo orgânico, desde restos de comida até subprodutos agrícolas. Empresas como Chapul Farms aproveitam seu apetite voraz para processar grandes quantidades de resíduos, com as larvas ingerindo até quatro vezes seu próprio peso em matéria orgânica todos os dias. Esse processo ocorre em uma fração do tempo que o compostagem tradicional requer, que pode levar até 10 meses. A eficiência das larvas permite uma rápida conversão dos resíduos orgânicos em excrementos ricos em nutrientes.

“Além disso, podem se reproduzir rapidamente”, comenta Shankar Ganapathi Shanmugam, professor adjunto de pesquisa no Departamento de Ciências Vegetais e do Solo da Universidade Estadual do Mississippi. “E [BSFL] se alimenta de matéria morta e em decomposição, o que significa que pode sobreviver com resíduos”. Shanmugam lidera pesquisas sobre o uso de excrementos como fertilizante de cultivos, um campo que, embora tenha sido pesquisado em outras partes do mundo, é relativamente novo nos Estados Unidos.

A sustentabilidade do fertilizante natural é um de seus benefícios

Em termos de sustentabilidade, os processos de digestão de BSFL podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, tornando mais urgente o desenvolvimento de métodos de processamento mais eficientes. Embora o Programa Nacional Orgânico dos Estados Unidos ainda não inclua insetos como aditivos aceitáveis, empresas como a Chapul Farms estão trabalhando com reguladores para aumentar a conscientização e promover sua inclusão nas regulamentações agrícolas.

Ao contrário dos fertilizantes químicos, que geralmente esgotam o solo com o tempo, os excrementos de insetos fomentam a biodiversidade no solo, aumentando sua resiliência, melhoram a defesa natural das plantas, favorecem a retenção de água e reduzem a dependência de insumos sintéticos caros. Em contraste, os fertilizantes sintéticos destroem a biodiversidade do solo e requerem grandes quantidades de combustíveis fósseis, limitando a capacidade do solo de capturar carbono.

O excremento da larva de mosca soldado negro é considerado um grande fertilizante natural. Foto: HUJI.
O excremento da larva de mosca soldado negro é considerado um grande fertilizante natural. Foto: HUJI.

Seu alcance está se ampliando

“Recentemente, vimos um impulso governamental maior para financiar projetos que apoiem a produção nacional de fertilizantes”, afirma Aly Moore, diretora de comunicações da Chapul Farms. “Estamos cientes dos inúmeros problemas de saúde derivados da menor densidade de nutrientes nas culturas e do uso excessivo de pesticidas. Além disso, os agricultores precisarão de menos fertilizantes e pesticidas à medida que avançarem com o uso dos excrementos de insetos”.

Embora a indústria da agricultura de insetos ainda enfrente obstáculos, o uso de excrementos continua sendo um recurso subutilizado. O mercado de proteína de insetos está em ascensão, mas os excrementos têm um potencial ainda maior para melhorar a saúde do solo e contribuir para a segurança alimentar e agrícola global. Os insetos não são essenciais apenas para a agricultura, mas são uma parte fundamental dos ecossistemas. Sem eles, os ecossistemas poderiam sofrer grandes mudanças ou até mesmo colapsar.

A importância dos insetos para o meio ambiente

Vários estudos afirmam que os insetos são fundamentais tanto para a população humana quanto para os ecossistemas. De acordo com especialistas, esses animais ajudam na decomposição da matéria vegetal, na polinização, contribuem para a saúde humana e servem de alimento para muitas espécies.

No entanto, a perda de habitat, o uso de pesticidas e fertilizantes, a poluição e a conversão para a agricultura intensiva e urbanização, sem mencionar os fatores biológicos e as mudanças climáticas.

<a href="https://studio.youtube.com/channel/UCr

Últimas noticias

Criam um robô capaz de instalar um painel fotovoltaico por minuto.

A empresa chinesa Leapting está se preparando para implantar na Austrália seu inovador robô de montagem de módulos fotovoltaicos,...

Noticias relacionadas