O Centro de Inclusão Digital (CID) do Lote 111 em Formosa é o primeiro prédio público da província que utiliza energias renováveis, proporcionando a mais de 2.000 famílias um acesso à Internet de alta qualidade.
Este projeto busca reduzir a lacuna digital em bairros negligenciados por empresas privadas e promover a capacitação digital para impulsionar o desenvolvimento comunitário.
Características do CID
Localizado no Lote 111, o CID já conecta 2.000 usuários a um serviço de Internet de qualidade e alta velocidade. Este centro não só reduz a lacuna digital, mas também promove o direito da comunidade a um ambiente saudável e equilibrado, utilizando energia renovável.
Metas e Atividades
A pouco mais de um ano de sua inauguração, o CID planeja duplicar a quantidade de famílias conectadas até março de 2025 e continuar desenvolvendo atividades de alfabetização digital nos bairros vizinhos.
Entre as atividades realizadas estão incluídas capacitações em robótica, cursos de Gamer e E-Sport, e eventos recreativos como o Conquest Festival.
Impacto na Conectividade e na Sustentabilidade
No segundo trimestre de 2024, Formosa registrou um aumento de 58.920 novos usuários de Internet, demonstrando o desenvolvimento de políticas públicas para ampliar a conectividade.
O CID funciona como provedor varejista, conectando a rede de fibra óptica diretamente com as residências em áreas onde as empresas privadas não investem.
Inovação e Compromisso Ambiental
O CID avança em direção a um modelo de Internet Verde, sendo o primeiro provedor varejista na província a implementar uma modalidade ecológica. Gera e aproveita energia sustentável através de 130 painéis solares, oferecendo um serviço amigável ao meio ambiente.
Visão de Futuro: Cidades Inteligentes
O CID se propõe como um passo em direção à criação de Cidades Inteligentes, utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a qualidade de vida e promover um desenvolvimento sustentável.
A energia solar gerada é utilizada em eventos dentro do CID, demonstrando que o meio ambiente e o acesso à tecnologia podem e devem se complementar para o benefício da comunidade.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve-te!