Existe um local na Argentina que os amantes do ecoturismo e da natureza devem conhecer: Bañado la Estrella. É um humedal de Formosa, quase inexplorado e digno de um filme.
É um dos maiores da América do Sul e um verdadeiro paraíso natural. Abriga em cerca de 400 mil hectares lagunas, banhados, palmares e “champales”, florestas inundadas cobertas por trepadeiras.
Como é Bañado la Estrella, o humedal e paraíso natural de Formosa
Não só há hospedagens e acesso à gastronomia local nas proximidades, mas também é um destino ideal para tirar fotografias. As paisagens que oferece são impressionantes graças à vegetação e às cores naturais que lá nascem, únicas no planeta.
Além disso, o local abriga diversos animais como capivaras, jacarés, as misteriosas serpentes d’água (como a jiboia-cururu) e aves.
Recentemente, o local foi distinguido como uma das “Maravilhas Naturais da Argentina“, transformando sua geografia dos sonhos em uma oportunidade imperdível para o ecoturismo.
Assim é Bañado la Estrella.
Aqui é possível fazer um safari fotográfico, passear de barco ou canoa, fazer caminhadas guiadas para conhecer toda a história do Bañado, e até imperdíveis cavalgadas.
Aqueles que administram Bañado La Estrella enfatizam a importância de proteger a fauna do local, que foi declarado uma área “AICA“: Área Importante para a Conservação de Aves.
Quando visitar Bañado la Estrella
Bañado la Estrella pode ser visitado o ano todo. De abril a setembro é ideal, segundo recomendam, para ver uma grande variedade de fauna. Os meses mais quentes são de dezembro a março.
O humedal quase desconhecido da Argentina.
O local mais próximo é Fortín La Soledad, a 65 quilômetros de Las Lomitas, que por sua vez está a cerca de 300 quilômetros da capital de Formosa.
Chega-se por estrada de terra (RP32) e ao chegar, contratam-se as excursões. Em Fortín La Soledad, há hospedagens com gastronomia disponível.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve-te!