Em outubro de 2024, a capital da Groenlândia, Nuuk, inaugurou um moderno aeroporto internacional, marcando um marco para o desenvolvimento turístico da ilha na busca por aumentar suas visitas.
Desde a sua abertura em 1979, o aeroporto contava com uma pista muito curta para aviões grandes. Agora, com uma pista ampliada para 2.200 metros e uma nova terminal, grandes companhias aéreas estão prontas para conectar a Groenlândia com o resto do mundo.
O governo da Groenlândia tem como objetivo que o turismo represente 40% do valor de suas exportações até 2035. Isso significa que a receita do setor, que em 2023 atingiu os 250 milhões de euros, deve triplicar na próxima década.
Nuuk lidera esse esforço e várias companhias aéreas internacionais já anunciaram novas rotas para 2025. Entre elas, a United Airlines vai conectar diretamente Nuuk com Newark, EUA, e a SAS oferecerá voos de Copenhague com aviões de maior capacidade.
Turismo na Groenlândia: um motor econômico sustentável
O turismo é fundamental para diversificar a economia da Groenlândia, historicamente dependente da pesca. Em 2023, o país registrou números recordes de visitantes, com quase 40.000 chegadas aéreas (9% a mais que em 2022) e mais de 76.000 passageiros em cruzeiros, dobrando os níveis anteriores à pandemia.
O site oficial de turismo Visit Greenland estima que o turismo gerou receitas de 1,9 bilhão de coroas dinamarquesas (250 milhões de euros) e criou mais de 1.000 empregos diretos.
Consciente de seu impacto, a Groenlândia promove um turismo sustentável. Um acordo assinado em 2023 garante que o crescimento do setor beneficie diretamente a população local e preserve as tradições culturais.
Em Nuuk, está sendo trabalhado para aumentar a capacidade hoteleira em 50% até 2030, embora a curto prazo, tanto Nuuk quanto Ilulissat possam enfrentar problemas de acomodação devido ao rápido aumento de visitantes.
Groenlândia: um paraíso ártico a ser descoberto
O encanto da Groenlândia reside em suas paisagens virgens e na possibilidade de desfrutar de experiências únicas. Desde majestosos icebergs até glaciares milenares, a ilha é um epicentro do turismo de aventura.
O fiorde de Ilulissat, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um de seus maiores atrativos, com gigantescos icebergs se desprendendo do glaciar Sermeq Kujalleq.
Além disso, a Groenlândia oferece um dos melhores ambientes para observar a Aurora Boreal, graças à sua mínima poluição luminosa e céus limpos. Durante todo o ano, os visitantes podem desfrutar de atividades de inverno como trenós puxados por cães em Sisimiut e Kangerlussuaq, esqui, snowboard e emocionantes excursões de heliesqui.
Para os amantes da fauna, os passeios de barco para avistar baleias são uma atividade imperdível. Na baía de Disko e Nuuk, é possível avistar baleias-jubarte, rorquais-comuns e outros gigantes do Ártico. Além disso, cidades como Nuuk oferecem ricas experiências culturais, históricas e gastronômicas que complementam a beleza natural da região.
Com um foco na sustentabilidade e uma nova infraestrutura que melhora a conectividade, a Groenlândia busca aumentar suas visitas para se consolidar como um destino turístico dos sonhos em 2025. Entre paisagens incríveis e aventuras inesquecíveis, a ilha ártica promete capturar a imaginação de viajantes de todo o mundo.
Foto de capa: Istock/Carsten Brand
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!