Cientistas e autoridades da Argentina e do Chile unem esforços para salvar o chorlito ceniciento da extinção

Em Río Gallegos, este mês, foi realizado o primeiro workshop binacional – com profissionais da Argentina e do Chile – para estabelecer ações conjuntas em prol da conservação do chorlito ceniciento (Pluvianellus socialis). Cientistas e ambientalistas de ambos os países consideram necessário tomar medidas para evitar a sua extinção.

Esta espécie, também conhecida como chorlo de Magallanes, é uma ave costeira presente apenas no sul da América do Sul. No território chileno, ela se reproduz na região de Magallanes e na zona antártica, enquanto na Argentina o faz em Tierra del Fuego e Santa Cruz.

O chorlito ceniciento ou chorlo de Magallanes se reproduz em Santa Cruz e Tierra del Fuego. Foto: Ricardo Matus.

As ameaças para o chorlito ceniciento

Entre 2021 e 2002, em ambos os países, foram realizados os primeiros censos para ter uma estimativa precisa da população total dessas aves. Cientistas e técnicos da Associação Ambiente Sur (Argentina) e do Centro de Reabilitação de Aves Leñadura (Chile) inspecionaram centenas de locais de nidificação. Após a revisão, concluíram que não existem mais de 500 exemplares de chorlito ceniciento.

Do Centro Aves Leñadura, consideram que as principais ameaças para a espécie são “a forte pressão por pisoteio de ninhos, degradação e redução de seu habitat nas estepes e lagunas patagônicas”. Alertam que os desenvolvimentos de projetos industriais de hidrogênio verde poderiam aumentar a pressão sobre os habitats.

Alertadas pela situação, em fevereiro de 2024, os Ministérios das Relações Exteriores do Chile e da Argentina fizeram uma apresentação conjunta que conseguiu incluir o chorlito ceniciento no Apêndice I da Convenção sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) como espécie migratória “Em Perigo”. Essa categorização foi o pontapé inicial para uma colaboração fluida entre os dois países.

Durante o encontro binacional, analisou-se a situação da espécie e determinaram-se ações para a conservação conjunta entre Chile e Argentina. Foto: Associação Ambiente Sur

Argentina e Chile unidos pelo chorlito

O primeiro workshop binacional foi organizado pela Associação Ambiente Sur, pelo Centro de Reabilitação Aves de Leñadura e pela Manomet Conservation Sciences. Para o encontro em Rio Gallegos, foram convocados cientistas, especialistas, autoridades locais e nacionais de ambos os países.

Ao longo dos dias, foram compartilhadas informações sobre o estado atual da espécie, foram discutidas ameaças e foram estabelecidas ações a serem priorizadas para sua conservação.

Trabalhou-se com base em quatro eixos que orientarão as ações: pesquisa e monitoramento; proteção e gestão de locais críticos; gestão e governança e envolvimento de grupos de interesse.

Diego Luna, Especialista em Política e Governança da Manomet Conservation Sciences, afirmou que se não forem propostas “respostas urgentes, poderemos testemunhar a extinção desta espécie em curto prazo”.

Dado

O Chorlito Ceniciento, espécie endêmica da Patagônia, foi declarado Monumento Natural Provincial pela Legislatura provincial de Santa Cruz por meio da Lei Nº 3373. A sanção ocorreu em 12 de junho de 2014, por ser uma das espécies mais comprometidas em termos de conservação.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Detectaram o corte de espécies protegidas em Villa La Angostura: a multa milionária que busca proteger as florestas nativas

A proteção das florestas andino-patagônicas voltou a ocupar um...

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...

Google e um projeto inovador: liberar milhões de mosquitos para proteger a saúde e reduzir doenças

Um ambicioso projeto científico impulsionado por uma empresa vinculada...