Os exemplares liberados são originários, em alguns casos, do tráfico ilegal de fauna silvestre, e chegaram com diferentes tipos de lesões. Foram tratados, reabilitados e reintegrados ao seu ecossistema natural.
Espécies Nativas Libertadas
Entre as aves liberadas estão: um Varillero Congo (Chrysomus ruficapillus), uma Corbatita (Sporophila caerulescens), um Capuchino Garganta Café (Sporophila ruficollis), um Cardenal Común (Paroaira coronata) e uma Brasilia (Coryphospingus cucullatus). Além disso, foram soltas três tartarugas de lagunas (Phrynops hilarii), dois chimangos (Milvago chimango), um carancho (Caracara plancus) e um zorro (Lycalopex gimnocercus).
Local de Libertação e Participantes
As espécies foram libertadas na zona rural de Costa Sacate, uma localidade na Pedanía San José, no departamento Río Segundo, a cerca de 58 quilômetros da cidade de Córdoba. Na operação participaram a Polícia Ambiental da Província de Córdoba e várias equipes técnicas do Parque da Biodiversidade, sob responsabilidade do Ente Municipal BioCórdoba.
O que fazer diante da presença de fauna silvestre
É proibido ter animais silvestres como animais de estimação, transportá-los e/ou comercializá-los, e, em caso de encontrar algum animal, a Polícia Ambiental fornece uma série de recomendações para preservar a segurança das pessoas e dos animais:
- Não tentar capturar ou encurralar os animais.
- Não machucá-los.
- Não tocá-los.
- Não transportá-los.
- Não dar-lhes água ou comida.
- Deixar que sigam seu curso.
- A menos que estejam feridos ou em perigo iminente, não intervir.
- Em caso de estarem feridos ou em perigo, entrar em contato com as autoridades competentes.
Onde ligar
Em caso de encontrar animais perdidos ou em perigo, as pessoas podem ligar para 0800-777-0220 ou 0351-4420924 (apenas chamadas de segunda a sexta-feira), por WhatsApp para 3513108709 (apenas mensagens), por e-mail [email protected], através do portal Ambiente ou via sistema web de denúncias.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!