O INTA produz uma variedade de aveia adequada para celíacos

Más leídas

A aveia, um cereal conhecido por suas propriedades emolientes e antioxidantes, é ideal para a indústria farmacêutica e cosmética. Após mais de 15 anos de pesquisa, a equipe de melhoramento vegetal da Chacra Experimental Integrada de Barrow (MDA-INTA) desenvolveu uma aveia adequada para celíacos.

Desenvolvimento e Características

Obtida pela equipe de melhoramento vegetal e qualidade industrial, a Bonaerense INTA Yapa (Avena sativa L.) é uma aveia com uma genética especial, meticulosamente selecionada em campo, adequada para celíacos.

Esta variedade se destaca por sua excelente produção de grãos, ciclo intermediário e alta qualidade para a indústria de aveia descascada. Além disso, seu peso hectolítrico é constante e superior a 50 kg/hl, e possui um alto conteúdo de grãos sem casca, qualidade muito desejada pela indústria processadora de aveia.

A Bonaerense INTA Yapa tem bom desempenho contra doenças foliares como ferrugem foliar e é moderadamente suscetível à ferrugem do colmo. Além disso, combina sua excelente qualidade para a indústria com a possibilidade de obter produtos de consumo e cosméticos únicos por ser livre de glúten.

Produção e Colaboração

Através de uma empresa que processa a aveia, o INTA produz e abastece os Laboratórios Andrómaco com esta aveia especial para a linha Aveno há três anos. Além disso, foi assinado um acordo público-privado entre o INTA, o MDA e a Aveno para avançar em um programa de agricultura regenerativa, promovendo a revitalização dos processos biológicos do solo e a harmonização da produção agropecuária com as dinâmicas da natureza.

Sinergia Público-Privada

Camila Sartori, gerente de produto da Aveno, destacou a sinergia público-privada como chave para o sucesso, explicando que o INTA e o MDA contribuem com conhecimento técnico e experiência em pesquisa agrícola, enquanto a Aveno contribui com capacidade de inovação e acesso aos consumidores.

Processo de Produção e Sustentabilidade

Natalia Carrasco, diretora da unidade do INTA, enfatizou a rigorosa seleção genética da aveia para garantir sua adequação para celíacos. A aveia é produzida através da agricultura regenerativa, focada em conservar e revitalizar os processos biológicos do solo. Carrasco assegurou que o compromisso com a sustentabilidade se reflete na qualidade da matéria-prima gerada.

Transparência e Valores

Sartori acrescentou que os consumidores exigem transparência nas marcas, valorizando o uso de materiais recicláveis e processos produtivos limpos. Com o programa de agricultura regenerativa, busca-se fortalecer habilidades e competências em futuros profissionais e consumidores sobre a regeneração de solos e a produção agropecuária.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas