Os morcegos protagonizaram a maior migração de animais.

Más leídas

Os morcegos são mamíferos bastante particulares, já que se caracterizam por serem os únicos capazes de voar ou compartilhar seu abrigo com milhões de exemplares da mesma espécie. No entanto, assim como tantas outras espécies, estão em grave perigo de extinção.

Esses animais são muito importantes para o ecossistema e, especialmente, para a economia do país africano, sendo os protagonistas da maior migração de mamíferos em todo o mundo. Todos os anos, os morcegos frugívoros de cor palha chegam ao Parque Nacional Kasanka na Zâmbia, transformando a paisagem noturna do país.

A importância desse evento é tanta que já é considerado um espetáculo único que cativa e reúne dezenas de observadores, incluindo cientistas que ainda não conseguem resolver o mistério por trás desse comportamento. Anualmente, os morcegos voam centenas de quilômetros que ligam a República Democrática do Congo a Malawi e Tanzânia. Neste caso, esses mamíferos chegam a Kasanka, na Zâmbia, para se alojar no parque por alguns meses, embora ainda se desconheça o motivo pelo qual escolhem migrar para lá.

O especialista em comportamento de morcegos, Teague O’Mara, tem várias teorias a respeito. Entre elas, a alimentação, que poderia ser a grande quantidade de frutas tropicais encontradas na região, como bagas roxas, figos e nêsperas, frutas que fazem parte de sua dieta.

O incrível fenômeno migratório dos morcegos. Foto: Flirck. O incrível fenômeno migratório dos morcegos. Foto: Flirck.

A importância desta migração

O espetáculo migratório é apenas uma parte incrível desse fenômeno, pois também tem um grande impacto ambiental. Isso se deve ao papel crucial que desempenham no equilíbrio do ecossistema local, graças à sua capacidade de dispersar sementes em lugares remotos, facilitando a regeneração de espécies vegetais em locais inacessíveis.

Graças a eles, muitas espécies de plantas podem aproveitar as oportunidades de se propagar, pois, sem a dispersão de sementes, a cadeia alimentar local seria gravemente afetada.

Estes morcegos são fundamentais para o ecossistema africano. Foto: ArgentiNat. Estes morcegos são fundamentais para o ecossistema africano. Foto: ArgentiNat.

Os morcegos, em perigo de extinção

Embora sejam membros fundamentais para o ecossistema africano, a verdade é que esses mamíferos voadores estão ameaçados pela desflorestação no país, que atingiu níveis alarmantes. O desmatamento na Zâmbia está aumentando devido à busca por novas terras agrícolas e ao desenvolvimento urbano, o que faz com que esses animais percam os abrigos onde descansam e se reproduzem.

A perda de seu habitat não apenas resultou em uma diminuição populacional, mas também possui implicações econômicas para o país. De acordo com especialistas, um grupo de 100 mil morcegos pode gerar cerca de 800.000 dólares por ano, graças à sua atividade de dispersão de sementes.

De fato, a situação deles é tão grave que a União Internacional para a Conservação da Natureza os classificou como espécie quase ameaçada. Por esse motivo, pediram às autoridades que adotassem as medidas necessárias para sua conservação, uma vez que os efeitos sobre a biodiversidade e as economias locais podem ser ainda mais significativos.

Já conheces nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Em Corrientes: 80 famílias substituem cavalos por novos projetos.

No âmbito do programa de resgate de cavalos e reconversão laboral de carroceiros impulsionado pela Prefeitura de Corrientes, o...

Noticias relacionadas