Dez defensores da terra na luta contra a desertificação

Más leídas

Dez jovens com menos de 35 anos foram escolhidos pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação para compartilhar suas conquistas e ideias na gestão sustentável da terra diante da crescente ameaça global de desertificação e perda de terras.

Enquanto a 16ª reunião global da Convenção continua em Riade, esses jovens compartilharam suas ações para inspirar a mudança, unir mais jovens e demonstrar o poder da ação coletiva.

A seguir, vamos contar sobre cinco jovens defensores do combate à desertificação:

Jovens Inovadores em Ação

Astrid Peraza, Costa Rica: “Trabalhar sozinho não é uma opção para criar uma mudança significativa”, diz Astrid Peraza, educadora juvenil em questões climáticas.

Ela desenvolveu o jogo de tabuleiro “Resgatando pinguins” para ensinar sobre as mudanças climáticas e suas soluções. Além disso, participa do projeto de reflorestamento de manguezais Vivero Verde Mar para conservar o meio ambiente e combater a desertificação costeira.

Billie Crystal G. Dumaliang, Filipinas: Nas Filipinas, o desmatamento e a degradação das bacias hidrográficas aumentam o risco de fenômenos meteorológicos extremos. Billie Crystal G. Dumaliang e a Fundação Masungi Georeserve estão reflorestando 2700 hectares ao redor de Manila para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Empreendedores e Protetores do Meio Ambiente

Rokiatou Traoré, Mali: Empreendedora verde que cria produtos da árvore da moringa. Ela treinou 100 mulheres para produzir chás, óleos e alimentos infantis exportados para mais de sete países. Em 2023, ela produziu 150.000 mudas de moringa para 5.000 mulheres e jovens agricultoras. Seu objetivo é estabelecer uma rede de milhões de produtoras e plantar 10 milhões de árvores até 2030.

Takudzwa Ashley Mlambo, Zimbábue: Sua organização Forestry & Citrus Research pretende plantar e monitorar um bilhão de árvores no Zimbábue, utilizando inteligência artificial e rastreamento por satélite. O reflorestamento é crucial para combater as mudanças climáticas e manter a temperatura global sob controle.

Inovação Agrícola

Siddhesh Sakore, Índia: Fundador da AGRO RANGERS, Siddhesh Sakore trabalha para criar meios de subsistência sustentáveis em Pune, uma área propensa à seca. Sua organização promove práticas agroflorestais orgânicas para combater a degradação do solo e melhorar a produtividade agrícola. “A luta contra a desertificação começa com práticas agrícolas sustentáveis impulsionadas pela comunidade”.

Esses jovens líderes estão mostrando que a ação coletiva e a inovação podem fazer uma diferença significativa na gestão sustentável da terra e no combate à desertificação. Há um total de 10 Heróis da Terra. Conheça todas as suas histórias.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Rafaela torna-se uma cidade livre de fogos de artifício sonoros para festas inclusivas.

A Prefeitura de Rafaela relançou a campanha de conscientização enquadrada na Ordenança Nº 5.081 de 2016, que declara a...

Noticias relacionadas