Embora não seja novidade que a água do mar seja distinta da água do rio e do córrego por ser salgada, enquanto a segunda é doce, o que muitos ainda não sabem é por que a água do mar é salgada. De acordo com especialistas, 97% da água que cobre o planeta é salgada devido a dois de seus componentes: cloro e sódio, ambos ingredientes que formam o sal comum.
Tanto lagos quanto rios possuem uma quantidade muito baixa de sal graças a vários processos naturais, como a chuva. Sim, esse simples fenômeno climático é a razão pela qual a água do mar é salgada. Isso ocorre porque as chuvas vão desgastando as rochas que, por sua vez, liberam sais e minerais que acabam nos oceanos, aumentando a salinidade da água.
Apesar de a chuva estar entre os principais fatores, não é o único. As erupções vulcânicas submarinas e os grandes depósitos de sal sob a Terra contribuem para que os oceanos se tornem tão salgados. Em relação aos depósitos de sal, esses enormes aglomerados, com o tempo, se dissolvem na água.
Além desses fatores, somam-se os íons transportados pelos rios, que acabam nos mares e oceanos, aumentando a salinidade desses reservatórios de água.
O cloro e o sódio formam o sal que torna a água do mar salgada.
Qual é o mar mais salgado do planeta?
De acordo com várias pesquisas, o mar mais salgado do planeta é o Mar Morto, localizado entre Jordânia e Israel, pois sua salinidade é a mais alta em comparação com outros mares. Essas águas possuem 30% de sal, quase dez vezes mais do que em outros oceanos.
Características do Mar Morto
- Tamanho: sua superfície tem cerca de 70 km de comprimento e 18 km de largura sobre o Vale do Jordão.
- Sanatório natural: as propriedades únicas de suas águas, como os minerais, o ar com baixos alérgenos e a baixa radiação UV, tornam este mar um dos lugares mais visitados para tratamentos médicos.
- Salinidade extrema: o Mar Morto é quase 9 vezes mais salgado do que outros mares do planeta.
- Flutuabilidade: devido à alta salinidade da água, as pessoas podem flutuar facilmente.
- Ruínas históricas: acredita-se que as ruínas de Sodoma e Gomorra estejam sob suas águas.
- Evaporação constante: nos dias quentes, cerca de 7 milhões de toneladas de água evaporam, impedindo o aumento do nível do mar.
- Diferentes nomes: este mar é conhecido como “Mar Morto”, mas também como “mar do Diabo”, “mar pestilento”, “mar de Sodoma” e “Lago de Asfalto”, entre outros.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!