Manter um estilo de vida saudável consiste em manter a constância nesses três aspectos: alimentação equilibrada, descanso e atividade física. Esses hábitos são os três pilares fundamentais para manter-se em bom estado de saúde, especialmente para cuidar da saúde do coração.
Os especialistas explicam que a saúde cardiovascular é diretamente influenciada pela alimentação. Uma dieta equilibrada não apenas previne doenças como obesidade, hipertensão ou diabetes, mas também protege o coração.
Para alcançar isso, existem uma grande variedade de alimentos que são excelentes aliados para o coração. Isso ocorre porque seu efeito é maximizado quando são incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Nesse sentido, será importante priorizar alimentos frescos e vegetais, reduzir o consumo de ultraprocessados, açúcar e sal, e complementar a dieta com exercício físico regular para manter um coração forte e saudável.
Quais são os alimentos essenciais para melhorar a saúde do coração?
Estes são os 10 alimentos essenciais que, integrados na alimentação diária, podem fazer a diferença:
Azeite de oliva
O azeite de oliva extra virgem é uma fonte de gorduras monoinsaturadas e polifenóis, que contribuem para reduzir o risco cardiovascular ao melhorar os níveis de colesterol bom (HDL) e proteger contra a inflamação.
Nozes e frutos secos
As nozes se destacam por seu conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados, tocoferóis e fitoesteróis, que contribuem para diminuir o colesterol ruim (LDL). De fato, incluir um punhado de frutos secos na alimentação diária pode beneficiar significativamente a saúde do coração.
Legumes
Com alto teor de fibras e proteínas, os legumes são um alimento acessível e cardioprotetor. Por esse motivo, recomenda-se consumir quatro porções semanais para manter níveis saudáveis de colesterol e melhorar a saúde em geral.
Peixe azul
Peixes como sardinhas, anchovas e salmão são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para prevenir a formação de coágulos e proteger a função cardíaca. Recomenda-se consumir peixe azul duas vezes por semana, priorizando os menores para evitar metais pesados.
Frutas silvestres
Morango, mirtilo, framboesa e amora, entre outros, são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, como os polifenóis, que ajudam a manter o sistema cardiovascular em ótimas condições.
Alho
O alho é um alimento rico em alicina, um composto com propriedades cardioprotetoras que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. Por isso, seu consumo regular, mesmo em pequenas quantidades, beneficia a saúde cardiovascular.
Vegetais e hortaliças amarelas
Alimentos como cenouras, batata-doce, abóbora e pimentões amarelos são ricos em carotenoides, os quais estão associados a um menor risco de doenças cardíacas. Incluí-los na dieta fortalece a proteção cardiovascular.
Cereais integrais
Os cereais integrais, como aveia, arroz integral e pão integral, fornecem fibras e minerais que reduzem o risco de diabetes tipo 2, bem como doenças cardiovasculares. Portanto, é sempre preferível escolher outras versões integrais desses alimentos.
Especiarias
A cúrcuma, pimenta, curry e pimentões não apenas ajudam a realçar o sabor dos pratos, mas também ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, protegendo assim o coração.
Chá verde
Rico em polifenóis, o chá verde é conhecido por suas propriedades antioxidantes e sua capacidade de reduzir o risco cardiovascular. Substituir uma xícara de café por dia por chá verde pode ser uma mudança benéfica.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!