Colômbia: 85 animais são libertados em seu habitat natural.

Um total de 85 animais, entre aves, répteis e mamíferos, foram devolvidos ao seu habitat natural em uma jornada de libertação organizada em Buenaventura, no sudoeste da Colômbia.

Espécies autóctones devolvidas à natureza

Trata-se de mais de 80 espécies autóctones que haviam sido entregues voluntariamente, resgatadas ou apreendidas e entre as quais figuram “boas, tartarugas de diferentes espécies, dois jacarés, um cachorro-do-mato, caranguejos de diferentes variedades e quatro araras-vermelhas”, assegurou o funcionário da Corporação Autónoma Regional do Valle del Cauca (CVC) David Otero.

Apelo à cidadania

“Alguns destes animais chegam em condições muito precárias porque foram mantidos como animais de estimação. A fauna silvestre não recebe o mesmo cuidado que a fauna doméstica, por isso fazemos um apelo à cidadania para que não comprem animais silvestres, pois têm muito mais valor em seu habitat natural, cumprindo suas funções biológicas“, apontou Juan Fernando Ospina, da direção de Gestão Ambiental da CVC.

Jornada de libertação de animais na Colômbia

As espécies foram devolvidas ao seu habitat natural em uma jornada de libertação organizada pela CVC e outros organismos regionais desta zona, rica em biodiversidade e situada no Pacífico colombiano.

“O melhor presente que podemos oferecer à natureza é mantê-la intacta. Em 2025, deixemos em liberdade os animais silvestres e evitemos perturbar seus habitats com práticas invasivas”, acrescentou a CVC em um comunicado.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...

Bem-sucedido retorno ao mar de um elefante-marinho em San Clemente del Tuyú após reabilitação

Um exemplar juvenil de Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi devolvido...

Corrientes celebra o nascimento do jaguar número 50 em liberdade, um retorno histórico no Parque Nacional Iberá

A Fundação Rewilding Argentina anunciou o nascimento de um...