Um grande número de organizações da sociedade civil, instituições médicas e acadêmicas se uniram em defesa da atual Lei de Rotulagem Frontal de Alimentos. Isso ocorreu diante de rumores de possíveis modificações ou revogações por parte do Poder Executivo.
Importância da Lei PAS
Mais de 700 pessoas, incluindo profissionais médicos, chefs e nutricionistas, assinaram uma declaração que busca defender a vigência da Lei de Promoção da Alimentação Saudável (Lei PAS).
Na declaração, as ONGs destacaram que a Lei PAS representa um avanço significativo para a saúde pública da Argentina por várias razões:
- Promove a liberdade da população ao fornecer informações claras sobre nutrientes críticos.
- Aborda a má alimentação e o alto consumo de produtos ultraprocessados, especialmente entre crianças e adolescentes.
- Resultado de um debate plural e democrático, amplamente respaldado pelo Congresso.
- Respaldada por pesquisas da UNICEF e FIC Argentina, que mostram uma redução significativa na percepção de produtos com selos como saudáveis e na intenção de compra.
Impacto Positivo da Lei de Rotulagem de Alimentos
Segundo um estudo de opinião do Ministério da Saúde em 2023, 43% da população considera os selos ao comprar, e 58% modificaram sua intenção de compra para biscoitos e 57% para bebidas.
A Lei de Rotulagem de Alimentos tem um impacto positivo na saúde dos argentinos
Declarações de Especialistas
Ana Cáceres, presidente da Federação Argentina de Graduados em Nutrição (FAGRAN), destacou a importância da Lei de Rotulagem como ferramenta para promover hábitos alimentares mais saudáveis e combater doenças relacionadas à má alimentação. Também destacou o trabalho federal e comprometido das nutricionistas em todo o país.
O Comitê de Obesidade e Diabetes da Federação Argentina de Cardiologia apoiou fortemente a lei, reconhecendo seu potencial para reduzir a carga de doenças cardiometabólicas no país e melhorar a saúde pública.
Necessidade de Continuar a Implementação
Diante das tentativas de enfraquecer ou revogar a lei, é necessário continuar com sua implementação e fortalecer suas medidas para garantir uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações e reduzir a mortalidade prematura na Argentina.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!