Tandil encerra o ano com um mega investimento para uma nova área protegida. Inauguraram o Parque Ambiental na Reserva Natural Sierra del Tigre.
O projeto, desenvolvido nos últimos meses, permitiu a refuncionalização e readaptação desse espaço tradicional da cidade. As obras foram realizadas pela Prefeitura de Tandil e pela Província de Buenos Aires, em conjunto com a cooperadora.
O novo parque ambiental de Tandil, apresentado no domingo, permitirá consolidar e aprofundar o trabalho de conservação e pesquisa que está sendo realizado. Além disso, facilitará o acesso dos moradores a esse espaço que possui um ambiente natural único e que prioriza a preservação da flora e da fauna autóctone.
### Assim é o novo parque ambiental de Tandil
O ato inaugural foi liderado pelo prefeito Miguel Lunghi, pela ministra do Meio Ambiente da província, Daniela Vilar, pela presidente da Cooperadora Reserva Natural Sierra del Tigre, Miriam Ward Pollero, e pelo deputado nacional Rogelio Iparraguirre.
Após o tradicional corte de fita na entrada da Reserva, foi inaugurada uma sala natural, onde serão realizadas diversas atividades educativas.

“A finalidade da Associação é garantir o uso da Reserva para fins científicos e cuidar da administração do terreno”, disse Ward Pollero.
“A comissão trabalha sem fins lucrativos, pois com o valor dos ingressos apenas cobrimos os seguros, mas a Prefeitura sempre nos apoiou, fornecendo recursos – humanos e materiais – que são fundamentais para o bom funcionamento”, acrescentou.
O projeto foi proposto pelo deputado nacional Rogelio Iparraguirre e representou um investimento de mais de $ 15 milhões. “Com este Parque, busca-se valorizar este espaço verde emblemático, proteger sua biodiversidade e ampliar as iniciativas educativas para a comunidade local”, afirmou.
**O valor dos parques ambientais**
“O valor fundamental para o meio ambiente de nosso país e de nossa província. Este lugar é maravilhoso em termos de bens comuns naturais e em termos de serviços ecossistêmicos”, destacou a ministra Vilar.
Além disso, ressaltou que nos parques ambientais buscam co-construir a consciência ambiental e, por isso, a transformação da sala natural como espaço de encontro e aprendizagem, com a Unicen desempenhando um papel importante, por meio das pesquisas realizadas na Reserva.
**[¿Já conheces nosso canal de YouTube? ¡Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**