Questionamentos à declaração de espécies exóticas como “pragas” e alerta sobre a instalação de cercados.

Más leídas

Após a aprovação em Entre Ríos do projeto que declara pragas o Veado Axis, Javali e Porco Asselvajado, diversas organizações socioambientais criticaram duramente a medida e alertaram sobre a instalação de áreas de caça.

“O projeto é rústico, pouco trabalhado e sem base científica alguma”, apontaram.

Críticas do âmbito científico

Em entrevista ao jornal El Argentino de Gualeguaychú, o professor Gabriel Bonomi, referência da ONG CEYDAS, afirmou que “não há nenhum estudo científico que indique que essas populações são problemáticas e em que grau o são”.

Além disso, ele afirmou que “são abundantes os exemplos de que a caça não é uma solução eficaz para controlar essas espécies. Nunca se erradicou nenhuma delas em nenhuma província argentina ou no Uruguai.”

No dia 26 de dezembro, a câmara de senadores de Entre Ríos aprovou o projeto que declara pragas a essas espécies. Para Bonomi, tal projeto “é bastante rústico, pouco trabalhado, sem qualquer base científica e atende aos interesses dos ruralistas.”

Impacto na biodiversidade das áreas de caça

“O maior perigo desse projeto improvisado é a possível instalação de áreas de caça maior, o que implicaria um impacto negativo enorme para nossa biodiversidade. Os caçadores estrangeiros que trazem não têm controle e não apenas matam as espécies exóticas, mas também as autóctones”, alertou o ambientalista.

Essa medida tem gerado um intenso debate em torno da gestão de espécies invasoras e o impacto das atividades humanas na biodiversidade local. A implementação de políticas baseadas em evidências científicas e a colaboração entre instituições serão cruciais para abordar de forma eficaz esse problema.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Uma capivara grande é libertada no Dique La Florida após ser resgatada, retornando ao seu habitat natural.

Uma macá grande foi libertada no Dique La Florida, em San Luis, depois de ser encontrada desorientada na sede...

Noticias relacionadas