Os Andes peruanos tornaram-se o cenário de uma nova descoberta. Nos últimos dias, um grupo de biólogas revelou uma descoberta extraordinária. Trata-se de um novo gênero de besouros escondido a três mil metros de altura nos Andes localizados no distrito de Shipasbamba, na província de Bongará.
A pesquisa liderada pela especialista do Departamento de Entomologia do Museu de História Natural da Universidade Nacional Maior de San Marcos, Maryzender Rodríguez Melgarejo, contou com a participação de Mariana Chani Posse, pesquisadora do CONICET da Argentina.
De acordo com as pesquisadoras, o objetivo inicial era explorar a biodiversidade em altitudes que chegam aos três mil metros, onde as florestas de neblina abrigam formas de vida pouco vistas. No entanto, o que realmente as surpreendeu foi o que encontraram no local. Tratam-se de duas novas espécies de besouros, até então desconhecidas para a ciência, que foram identificadas e descritas a partir de espécimes coletados nesta região andina.
Os especialistas encontraram pequenos seres pertencentes à família Staphylinidae, um grupo de insetos comumente conhecidos por sua incrível adaptabilidade e presença global. As pesquisadoras batizaram a primeira descoberta como Leptopeltus dieguezi, enquanto à segunda chamaram de Leptopeltoides nilveri.
Novo gênero de besouro, diferente mas com algo em comum
De acordo com os resultados da pesquisa, essas duas espécies de besouros estão relacionadas por compartilharem uma origem comum. Nesse sentido, acredita-se que a formação dos Andes provavelmente desempenhou um papel determinante em seu processo de especiação e diversificação. Além disso, as pesquisadoras decidiram elaborar um mapa atualizado de distribuição dos gêneros envolvidos, onde revisaram as chaves de identificação existentes, para facilitar futuros estudos sobre esses insetos.
Em relação aos exemplares analisados, estes ficaram sob os cuidados da Coleção Entomológica do Museu de História Natural da UNMSM para garantir sua preservação e disponibilidade para futuras pesquisas.
Curiosidades sobre o besouro
Os besouros se destacam por serem recicladores do lixo do ambiente, contribuindo assim para manter o planeta limpo. Esses animais se alimentam de excrementos, carniça, plantas mortas e até mesmo fungos.
Outra curiosidade desses insetos é que não têm boa visão, se comunicando através de feromônios, sons ou vibrações. Além disso, poderiam ser considerados um dos animais mais antigos do planeta, com cerca de 270 milhões de anos, sendo que o primeiro desses coleópteros surgiu em nosso planeta durante o período permiano.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve!