Um fragmento de 19 km se desprendeu do maior iceberg do mundo: o que pode acontecer

Más leídas

Um fragmento de 19 quilômetros, quase do tamanho de Paris, se desprendeu do iceberg mais grande do mundo. Trata-se de um evento que ocorre pela primeira vez e está sendo rastreado por satélite.

É uma enorme plataforma de gelo que possui uma extensão de 80 quilômetros e uma superfície de 3360 quilômetros quadrados. O bloco se separou da Antártida em 1986.

Cómo es el iceberg mais grande do mundo

Um fragmento de 19 km de comprimento se desprende do iceberg mais grande do mundo}” data-test-id=”AA1ycYjr”>

Depois de permanecer por décadas no local, está lentamente se dirigindo desde dezembro em direção às ilhas britânicas Geórgia do Sul, levado por poderosas correntes oceânicas.

É um dos icebergs mais antigos do mundo e pode colidir. É um dos icebergs mais antigos do mundo e pode colidir.

Esse gigante, chamado “A23a”, é um dos mais antigos do mundo, tem o dobro do tamanho de Londres e pesa quase um trilhão de toneladas.

Imagens recentes capturadas por um satélite europeu mostram que uma porção de aproximadamente 19 km de comprimento e 6 km em sua parte mais larga se desprendeu.

O fragmento, com quase 79 km2 de acordo com as medições por satélite, está agora à deriva nas águas geladas.

“Sem dúvida, é a primeira parte significativa do iceberg que apareceu até o momento”, afirmou o oceanógrafo Andrew Meijers à AFP, do British Antarctic Survey, que está acompanhando de perto o iceberg.

Segundo Meijers, os icebergs possuem fraturas profundas e, embora esse espécime monumental tenha diminuído ao longo do tempo e anteriormente tenha perdido um pedaço muito menor, “resistiu bem”.

No passado, outros icebergs gigantes desmoronaram “relativamente rápido, em questão de várias semanas”, uma vez que começaram a perder grandes pedaços.

No entanto, os especialistas consideram ser “difícil” afirmar se essa fragmentação é evidência de uma mudança muito maior em curso.

O iceberg se dirige às Geórgias do Sul

Segundo ele, é improvável que a trajetória de A23 em direção às Geórgias do Sul, uma região crucial para a alimentação das espécies de focas e pinguins, mude devido à perda desse fragmento.

derretimento do iceberg O que pode acontecer com o iceberg.

Mas uma fragmentação adicional reduziria “a ameaça para a fauna“, já que os animais poderiam se movimentar mais facilmente no oceano entre blocos de gelo menores em busca de alimento, adicionou o oceanógrafo.

Embora não se possa determinar com precisão, o dano na ilha seria severo. Em 2004, um iceberg menor, o A38, colidiu com o local e causou a morte de filhotes de pinguins e filhotes de focas devido à fome nas praias.

Ocorre que seus caminhos em direção ao alimento foram bloqueados por enormes pedaços de gelo.

Tem a ver com a mudança climática?

A Assembleia Geral da ONU declarou 2025 como o ano do glaciar, e o Dia Mundial dos Glaciares será celebrado em 21 de março. Com os glaciares ameaçados de derreter devido ao aumento das temperaturas do oceano e do ar, é provável que vejamos mais icebergs gigantes no futuro.

No entanto, o A23a foi formado muito antes dos últimos anos de superaquecimento extremo. Portanto, não se pode culpar a mudança climática por sua formação nem por estar se movendo agora.

De qualquer forma, os locais relatam que os icebergs representam uma ameaça crescente.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Podcast CFI, uma produção sobre os temas estratégicos do desenvolvimento

CFI Podcast busca abordar desde distintos formatos la complejidad de los temas estratégicos en los que trabaja junto a...

Noticias relacionadas