Assim funciona a brigada de limpeza que protege os veados no Japão

Más leídas

O trabalho de uma brigada de limpeza que protege veados no Japão está chamando a atenção em um parque da cidade de Nara. A antiga capital medieval do país também abriga cuidadores muito especiais.

Trata-se de uma equipe de ativistas que patrulha os caminhos de pedra para recolher o lixo que representaria uma ameaça para a saúde dos animais.

Esta antiga cidade é um dos principais destinos no Japão que está alcançando números recordes de visitantes. Mas o grande fluxo de pessoas também está gerando alguns problemas.

A brigada que protege os veados no Japão: assim atuam

Os turistas só podem alimentar os veados com biscoitos salgados de arroz vendidos em Nara, mas os animais estão cada vez mais comendo lixo espalhado por este parque repleto de templos.

A brigada protetora de veados no Japão. (Foto: AFP). A brigada protetora de veados no Japão. (Foto: AFP).

“Os produtos de plástico se acumulam nos estômagos dos veados por um longo período, levando à morte por fraqueza”, adverte Nobuyuki Yamazaki, da Fundação para a Preservação dos Veados de Nara, em diálogo com a AFP.

A equipe, batizada de “Veado Bonito“, é composta em sua maioria por pessoas com deficiência e colabora com Yamazaki há anos.

Uma dúzia de trabalhadores patrulha o parque com seus casacos verdes fluorescentes, impassíveis diante das hordas de turistas que vêm ver os animais.

O problema do Japão, em pleno auge do turismo

Aproximadamente 36,8 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Japão no ano passado, um recorde que o governo pretende aumentar para 60 milhões anuais até 2030.

Mas os residentes e autoridades em áreas turísticas, como Quioto e as localidades vizinhas do majestoso Monte Fuji, estão cada vez mais reclamando das aglomerações, violações de trânsito e do mau comportamento de alguns turistas.

Algo que também ocorre no parque Nara. O parque não tem lixeiras, uma política adotada há cerca de 40 anos para evitar que os veados se aproximem em busca de alimento.

Em vez disso, pedem aos visitantes que levem seu lixo para casa, um hábito comum no Japão que nem sempre é compartilhado pelos estrangeiros, segundo Yamazaki.

Nara, a cidade onde veados sagrados correm pelas ruas

Nara é uma cidade relativamente pequena na ilha de Honshu, no Japão. Tem apenas 400.000 habitantes.

ciervos axis Os veados em Nara, Japão.

Surpreendentemente, a primeira impressão visual que o visitante recebe ao desembarcar em Nara não são seus monumentos, mas sim criaturas rápidas que povoam suas ruas: veados.

Há milhares desses mamíferos que originalmente se limitavam aos arredores do parque Nara-koen. Mas eles ultrapassaram seus limites e agora cruzam avenidas e passeiam por boulevares.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Brasil libera milhares de tartarugas em perigo de extinção na região amazônica.

Brasil liberta milhares de tartarugas de manchas amarelas (Podocnemis unifilis) em perigo de extinção na região amazônica. Aproximadamente 4.900 filhotes...

Noticias relacionadas