Querem energizar com energia solar fotovoltaica três telescópios localizados no Chile.

Chile está se preparando para energizar con energía solar fotovoltaica los telescopios SOAR, Gemini Sur y Rubin, ubicados en Cerro Pachón, na região de Coquimbo.

O projeto pretende fornecer energia aos mencionados telescópios por meio de uma usina solar de 4,5 MWp e um sistema de armazenamento de energia (BESS) de 20 MWh.

Este projeto inovador, aprovado para avaliação pelo Serviço de Avaliação de Impacto Ambiental (SEIA), tem como objetivo substituir o fornecimento convencional de energia por uma solução mais sustentável.

Detalhes do projeto para energizar os telescópios com energia solar fotovoltaica

Capacidade instalada: 4,5 MWp de energia solar e 20 MWh de armazenamento por meio de baterias de lítio-fosfato-ferro distribuídas em seis bancos.

Infraestrutura:

  • Área da usina solar: 3.477 hectares.
  • Interconexão: Linha de 23 kV com 662 m até a rede existente em Cerro Pachón.

Localização: Comunas de Vicuña e Río Hurtado, províncias de Elqui e Limarí.

Objetivos e prazos

Entre os objetivos e prazos do projeto estão fornecer energia às instalações científicas e acadêmicas dos observatórios, sem conexão com o Sistema Elétrico Nacional (SEN).

Espera-se que a usina solar tenha uma vida útil estimada de 50 anos e 10 meses. O início está previsto para setembro de 2025, com conclusão em março de 2026.

Importância científica

Os telescópios SOAR, Gemini Sur e Rubin estão entre os mais avançados do mundo, utilizados para a exploração do universo. Cada um possui características únicas e desempenha um papel fundamental na exploração do cosmos. Os dois primeiros começaram a operar em 2004 e 2002, respectivamente, enquanto Rubin está em construção e espera-se que esteja ativo ainda este ano.

Este projeto garante uma fonte de energia sustentável e confiável para continuar pesquisas astronômicas de alto nível e de grande importância para o Chile e o mundo inteiro.

Foto da capa: Contec

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve! 

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

O parque eólico La Flecha completa suas 56 turbinas e reforça a transição energética em Chubut

O parque eólico La Flecha, localizado a 45 quilômetros...

A pegada ambiental da inteligência artificial até 2030 gerará um consumo de água descomunal

Segundo um relatório do Instituto Universitário das Nações Unidas...

Hong Kong desenvolve uma pele inteligente para edifícios: resfria 9,5 °C e gera energia com a chuva

Pesquisadores da Universidade da Cidade de Hong Kong desenvolveram...