Aquário no Japão usa “visitantes de papel” para animar peixe-lua doente

Más leídas

O aquário Kaikyokan Aquarium, localizado em Shimonoseki, Japão, tornou-se viral por uma ideia original para animar um peixe-lua doente. Após o fechamento temporário do local para reformas, o animal começou a mostrar sinais de angústia e parou de comer.

Diante disso, após descartar problemas biológicos ou doenças, os funcionários decidiram “criar” visitantes, já que não podiam permitir a entrada de pessoas, com papel e roupas, para colocá-los em frente ao tanque. Os resultados foram surpreendentes.

A técnica deste aquário para “alegrar” um peixe-lua doente

Segundo informações do aquário em uma publicação na rede social X, o problema surgiu logo após o recinto fechar em dezembro de 2024 para realizar renovações.

O peixe, conhecido por sua curiosidade, parou de comer e começou a se esfregar no tanque, levando a equipe a suspeitar de possíveis problemas digestivos ou infecções parasitárias.

O peixe-lua do aquário do Japão.
O peixe-lua do aquário do Japão.

A equipe do aquário tentou várias medidas para identificar e tratar a causa do problema, mas não teve sucesso. Foi então que um dos funcionários sugeriu uma teoria pouco convencional: o peixe poderia estar experimentando solidão devido à ausência de visitantes.

Embora parecesse improvável, a equipe decidiu experimentar uma solução criativa. Conforme detalhado pelo aquário, colocaram uniformes dos funcionários em cabides, acompanhados de rostos feitos de papelão, e os fixaram no vidro do tanque.

O resultado foi inesperado. No dia seguinte, o peixe-lua mostrou uma melhora notável em seu estado de saúde.

“Voltou ao normal”

“O peixe era bastante curioso e se aproximava frequentemente da parte da frente do tanque quando havia visitantes, então é possível que sua repentina falta de apetite fosse devido a não se sentir bem”, descreveram.

“Recentemente, graças a observá-los e cumprimentá-los na frente do tanque, seu estado voltou ao normal!”, mencionou o aquário através das redes sociais.

O animal começou a nadar com mais vitalidade e direcionou sua atenção para as figuras improvisadas, como se fossem visitantes reais. Além disso, os funcionários complementaram essa estratégia cumprimentando o peixe de fora do tanque, o que pareceu contribuir para sua recuperação.

“Não sabemos se ele realmente se sentia solitário, mas estamos ansiosos para ver o peixe-lua quando o museu abrir suas portas daqui a seis meses”, concluiu a publicação do recinto.

As repercussões fizeram com que centenas de pessoas se emocionassem e até quisessem conhecer o peixe. “Que lindo peixe-lua, quero conhecê-lo“, “Estou muito feliz que ele esteja melhorando”, foram alguns dos comentários deixados por pessoas nas redes sociais.

Como é um peixe-lua

Assim é um peixe-lua. (Foto: Wikipedia).

O peixe-lua (Mola mola) é um peixe pelágico tetraodontiforme da família Molidae. É um dos peixes ósseos mais pesados do mundo, com uma média de 1000 quilos de peso e exemplares que ultrapassam três metros de comprimento e duas toneladas.

Possui o corpo achatado lateralmente e quando estende suas barbatanas dorsais e ventrais, é tão comprido quanto alto.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

25 jovens argentinos criaram um robô para limpar o mar

Aproximadamente 25 jovens da cidade de Mendoza criaram um robô projetado para limpar o mar. Trata-se de Reefscape, um aparelho...

Noticias relacionadas