Conheça a história de Flora, a tigresa que viveu um calvário no ex-Zoológico de Luján e agora será liberada em um santuário

A história de Flora, uma tigresa que passou anos presa em condições de superlotação no ex Zoológico de Luján, tornou-se um símbolo do sofrimento animal e da esperança de uma nova vida.

Após sobreviver a um calvário físico e emocional, Flora será transferida para um santuário especializado na Europa, onde receberá os cuidados médicos e o ambiente que necessita.

O calvário de Flora

Presa em uma gaiola diminuta, cercada por leões e tigres maiores, Flora viveu sem possibilidade de se esconder ou escapar. Essa imagem da tigresa encolhida entre rugidos e sombras reflete o impacto do cativeiro prolongado.

Seu corpo também narrava a história:

  • Crescimento atrofiado: “Ela é muito pequena de tamanho, como um bonsai de tigre”, explicou Luciana D’Abramo, responsável mundial da Four Paws Internacional em diálogo com Gente.
  • Problemas de mobilidade: por não caminhar o suficiente, desenvolveu unhas encravadas que chegaram a se incrustar no osso.
  • Dor constante: mal conseguia se levantar e sofria graves problemas dentários.

Intervenções médicas urgentes

Flora foi uma das primeiras tigresas atendidas pela equipe da Four Paws. O veterinário Amir Khalil, líder da missão de emergência em Luján, relatou:

“Esta tigresa sofria de uma condição particularmente dolorosa: uma garra havia crescido para dentro de maneira reiterada. Extraímos os fragmentos lascados de sua pata infectada e corrigimos cirurgicamente o leito ungueal para permitir um crescimento adequado. Ver como seu comportamento mudou após aliviar essa dor é exatamente a razão pela qual fazemos este trabalho”.

Embora a cirurgia tenha melhorado seu estado, Flora precisará de operações periódicas a cada seis meses para evitar que as unhas voltem a encravar. Por isso, requer um lugar onde possa ser monitorada de perto.

ex Zoo de Luján
A organização Four Paws Internacional prepara a transferência dos grandes felinos do ex Zoo de Luján.

O futuro de Flora e outros felinos

Flora está na lista dos primeiros animais que deixarão Luján, junto com os ursos Gordo e Florencia. A transferência é esperada para antes do final de 2025 ou início de 2026.

O destino provável é o santuário da Four Paws na Holanda, embora também sejam avaliados outros espaços com padrões internacionais de bem-estar animal.

Após ela, partirão os 62 grandes felinos que ainda permanecem no local: 32 leões e 30 tigres, vítimas de anos de cativeiro em um zoológico que fechou em 2020 após denúncias de irregularidades e falta de cuidados.

Uma missão global

A meta é clara: todos os felinos serão transferidos. Alguns chegarão a santuários próprios da Four Paws, como Lionsrock na África do Sul, e outros a centros associados com os mesmos padrões de proteção.

Para conseguir isso, 15 especialistas trabalham globalmente em logística, trâmites legais e coordenação internacional.

Em julho de 2025, a Four Paws assinou um acordo macro com autoridades argentinas para buscar soluções conjuntas em relação aos grandes felinos exóticos em cativeiro. O objetivo é mudar a legislação, melhorar controles e garantir que esta seja a última geração de animais que sofra em condições de exploração.

A história de Flora é um lembrete do impacto do cativeiro nos animais selvagens e da importância da ação internacional para garantir seu bem-estar. Sua transferência para um santuário marcará o início de uma nova etapa, não apenas para ela, mas para todos os grandes felinos do ex Zoo de Luján.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...

Bem-sucedido retorno ao mar de um elefante-marinho em San Clemente del Tuyú após reabilitação

Um exemplar juvenil de Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi devolvido...

Corrientes celebra o nascimento do jaguar número 50 em liberdade, um retorno histórico no Parque Nacional Iberá

A Fundação Rewilding Argentina anunciou o nascimento de um...