O **Ministério de Bioagroindústria da Província** fechou preventivamente duas clínicas veterinárias ilegais em Córdoba. Em ambos os estabelecimentos, foi detectada a **venda irregular de produtos veterinários**.
A ação foi realizada pela **Direção Geral de Fiscalização e Controle do Ministério**, no âmbito de uma série de inspeções em lojas de rações e comércios da [cidade capital](https://cordoba.gob.ar/).
A operação teve como objetivo verificar o cumprimento da **Lei Provincial Nº 5142 e sua modificação Nº 6429**, que regulam a habilitação e funcionamento desses estabelecimentos.
## Fecharam duas clínicas veterinárias: as irregularidades detectadas
Durante os procedimentos, conforme relatado pelas autoridades, foram identificadas **faltas graves** em ambos os estabelecimentos inspecionados:
– Não possuíam **habilitação oficial nem registro** no sistema provincial.
– Não contavam com um **veterinário responsável**, figura obrigatória para a venda de produtos destinados à [saúde animal](https://noticiasambientales.com/animales/operativo-de-zoonosis-en-el-impenetrable-chaqueno-salud-animal-y-conciencia-ecologica-en-comandancia-frias/).
Essas irregularidades motivaram o fechamento preventivo, uma vez que representam um **risco sanitário** para animais e pessoas.
## Os riscos da venda sem controle

A partir do Ministério, foi lembrado à população que os **produtos veterinários devem ser adquiridos apenas em locais habilitados**, onde haja supervisão de um profissional registrado.
Isso porque a venda irregular não apenas coloca em risco a **saúde animal**, ao possibilitar o uso de medicamentos sem controle, mas também implica um **perigo para a saúde pública**. Uma vez que alguns desses produtos podem ter efeitos diretos ou indiretos nas pessoas.
## Controle e prevenção em Córdoba
Com essas ações, o Ministério de Bioagroindústria busca reforçar o **controle sanitário**, garantir o cumprimento da legislação vigente e prevenir a circulação de produtos em condições ilegais.
A pasta provincial reiterou, portanto, seu compromisso de continuar com as inspeções em toda a província, com o objetivo de **[proteger a saúde pública](https://noticiasambientales.com/animales/la-plata-proyecta-su-primer-hospital-veterinario-municipal-un-modelo-de-salud-y-sostenibilidad-a-servicio-de-la-comunidad/)**, promover o uso responsável de medicamentos veterinários e garantir a rastreabilidade dos produtos no mercado.

Para consultas ou para denunciar qualquer irregularidade na venda de produtos veterinários, a população pode ligar gratuitamente para o **0800-888-82476** ou acessar a plataforma digital oficial.



