La Matanza: desmantelaram uma rede de tráfico ilegal de fauna e resgataram 220 aves em perigo de extinção

Uma operação policial desarticulou uma rede de tráfico ilegal de fauna silvestre em La Matanza e resgatou 220 aves.

Entre estas, encontraram-se espécies em perigo de extinção comercializadas através de redes sociais.

O caso resultou na detenção de um homem e evidenciou o funcionamento de um circuito clandestino que operou durante meses.

A investigação da DDI La Matanza permitiu identificar publicações no Facebook Marketplace onde se ofereciam aves protegidas de forma ilegal.

Após um acompanhamento digital, os investigadores vincularam a atividade com Gabriel Hernán Cano, de 48 anos, que também utilizava status de WhatsApp para contatar clientes.

Uma operação encoberta e buscas contra o tráfico ilegal de fauna

Inicialmente, a Justiça Federal autorizou o uso de um agente revelador para avançar no caso.

Um detetive encoberto contatou Cano, que lhe ofereceu diversas espécies protegidas e o conduziu até uma loja de artigos de pesca na rua Simón Pérez, onde mantinha ocultas as aves.

Devido a isso, o Juizado Federal em matéria Criminal e Correcional N° 3 de Morón, a cargo do juiz Jorge Rodríguez, ordenou duas buscas.

Em um dos domicílios, localizado na rua Perseverancia al 4100 em González Catán, os agentes encontraram dezenas de aves amontoadas em gaiolas pequenas.

tráfico ilegal de fauna

Lá, os animais apresentavam sinais evidentes de maus-tratos:

  • plumagem danificada;
  • golpes visíveis;
  • casos de pododermatite, e;
  • estado de depressão.

As condições de cativeiro violavam a Lei 22.421, que protege a fauna silvestre na Argentina.

As espécies resgatadas, algumas em estado crítico

Em particular, entre as 220 aves apreendidas encontraram-se múltiplas espécies nativas e exóticas. Estas foram colocadas sob a proteção da Fundação Temaikén para sua recuperação.

O resgate incluiu as seguintes espécies protegidas:

  • Pepiteros de coleira
  • Reis do bosque
  • Reinamoras grandes
  • Pintassilgos dourados
  • Brasitas de fogo
  • Corbatitas
  • Cardeais topete vermelho
  • Cabecinhas pretas
  • Capuchinhos garganta marrom
  • Mais de 120 aves exóticas

A descoberta mais preocupante foi o resgate de quatro cardeais amarelos, pois é uma das espécies mais ameaçadas da região.

Segundo relatórios do Ministério do Meio Ambiente de Buenos Aires, atualmente restam apenas uns 2000 exemplares desta espécie entre Argentina, Brasil e Paraguai.

Os próximos passos legais e a recuperação dos animais

Cano foi preso no local e foram apreendidos dispositivos eletrônicos que serão fundamentais para aprofundar a investigação sobre a rede de tráfico ilegal de fauna.

O acusado atuava como intermediário e mantinha uma clientela fixa através de plataformas digitais.

Após sua detenção, o juiz validou as ações realizadas e ordenou as diligências de praxe.

Uma vez verificado o Registro Nacional de Reincidência, será avaliada sua situação processual por violar a legislação de proteção de fauna.

As aves resgatadas ficaram sob os cuidados da Fundação Temaikén, onde permanecerão em quarentena e receberão tratamento veterinário.

Posteriormente, aquelas que conseguirem se recuperar serão liberadas em áreas protegidas, sempre que seu estado de saúde o permita.

A investigação começou em janeiro deste ano e evidenciou como as redes sociais se tornaram ferramentas para o comércio clandestino de espécies silvestres, facilitando o contato entre vendedores ilegais e compradores devido a isso.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Bem-sucedido retorno ao mar de um elefante-marinho em San Clemente del Tuyú após reabilitação

Um exemplar juvenil de Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi devolvido...

Corrientes celebra o nascimento do jaguar número 50 em liberdade, um retorno histórico no Parque Nacional Iberá

A Fundação Rewilding Argentina anunciou o nascimento de um...

Organizações ambientalistas de Mendoza lançam campanha para pedir o fechamento do serpentário da província

Uma nova campanha impulsionada por organizações ambientalistas voltou a...