Um grave caso de crueldade animal está sendo investigado em Neuquén. Mataram 300 papagaios que foram encontrados nos campos da localidade de El Alamito, ao norte de Chos Malal.
As autoridades estão investigando se as aves foram envenenadas. Além disso, os moradores da região afirmam que a mortandade de papagaios e patos selvagens era notável nas últimas semanas.
Mataron a 300 loros en Neuquén: qué pasó
As autoridades da Direção de Fauna começaram a investigar a situação e um guarda-florestal percorreu a região para realizar um primeiro levantamento.
Os papagaios, conforme relatado pela FM Patagonia, estavam “espalhados por todos os lados, inclusive no riacho onde os moradores consomem água”.
Os moradores afirmaram que jogaram milho e outros alimentos envenenados, e que os animais morreram ao ingeri-los. Além disso, alertaram que seus corpos atraíram animais necrófagos para a área.
Em declarações à imprensa local, Magalí Sepúlveda, diretora administrativa da Fauna Regional, contou que recebeu a denúncia de um morador que “alertava sobre a grande quantidade de papagaios mortos”.
“Em virtude disso, hoje (terça-feira) o pessoal dos guarda-florestais de Las Ovejas e de Varvarco foi até o local para constatar a situação, porque eles não podem fazer nada, segundo o protocolo, o SENASA deve comparecer e fazer a análise correspondente e nos fornecer um relatório”, explicou.
“Enquanto isso, pedimos que toda a comunidade tenha cuidado”, alertou a funcionária. “Queremos que não se aproximem das aves nem dos cursos de água, porque sabemos que muitos bebem de lá e ainda não está descartado nada, portanto, não sabemos se é seguro para o consumo”, acrescentou.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!