Encontradas 157 baleias encalhadas em uma praia na Austrália e após resgate malsucedido, 90 serão sacrificadas.

Más leídas

Austrália decide sacrificar 90 baleias encalhadas na Tasmânia

Oficiais de vida selvagem na Austrália tomaram a difícil decisão de sacrificar 90 baleias encalhadas em uma praia remota da Tasmânia, depois que as condições adversas do oceano impediram que fossem recolocadas no mar.

Na noite de terça-feira, mais de 150 baleias foram encontradas encalhadas perto do rio Arthur, na costa oeste da ilha, conforme relatou o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia.

Em operações recentes de encalhe em massa, máquinas foram utilizadas para mover as baleias para áreas mais protegidas, onde podem se estabilizar na água antes de serem liberadas.

No entanto, devido às condições adversas do oceano, não foi possível enviar equipes a esta localização remota e inacessível, explicou Brendon Clark, oficial de ligação do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia.

O público foi previamente alertado para se manter afastado do encalhe por motivos de segurança, pois as baleias, que pesam entre 500 quilos e três toneladas, podem representar um perigo, destacou Clark.

As baleias são uma espécie protegida na Tasmânia, mesmo após a morte, e alterar um cadáver é considerado um crime.

Especialistas em comportamento animal e cientistas marinhos apontam que as taxas de sobrevivência das baleias encalhadas são baixas, e que esses animais só conseguem sobreviver cerca de seis horas em terra antes de começarem a se deteriorar.

Imagem aérea das baleias dispersas ao longo da praia
Baleias encalhadas perto de Arthur River, na costa oeste da Tasmânia. – Programa de Conservação Marinha da Tasmânia.

O Programa de Conservação Marinha informou que está colaborando com o Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia em resposta ao encalhe em massa de baleias e solicitou ao público que não se aproxime dos animais.

“A resposta ao encalhe nesta área remota é complexa. Caso seja determinada a necessidade de ajuda do público em geral, será feito um pedido por meio de vários canais”, disse.

“O mar está bastante agitado e os animais simplesmente não conseguem atravessar as ondas para sair. Eles continuam girando e voltando para a praia”, disse Shelley Graham, coordenadora do incidente no Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia.

Imagens aéreas mostravam as baleias dispersas ao longo da praia, algumas parcialmente enterradas na areia, enquanto outras estavam presas em águas rasas perto de formações rochosas.

Fonte: CNN

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Vitivinicultura sustentável: três vinícolas da Patagônia já exibem certificação de selo verde.

A Patagônia deu um passo decisivo no desenvolvimento de uma vitivinicultura sustentável, com três vinícolas que certificaram seu compromisso...

Noticias relacionadas