Após anos de conflito entre os vizinhos de Nordelta pela presença de capivaras, agora esta espécie enfrenta uma nova ameaça na região: cães selvagens que os atacam.
Segundo denunciaram vizinhos do bairro privado, estes caçam exemplares adultos junto com suas crias.
A situação foi denunciada às autoridades municipais e judiciais, mas o problema persiste e gera temor entre os residentes.
“Eles os perseguem, os assediam”, afirmou Silvia Soto, porta-voz do grupo La Voz de los Carpinchos, em diálogo com Noticias Argentinas.
A representante explicou que os cães selvagens agem de maneira furtiva: “Não se mostram, estão escondidos e saem repentinamente. Não dão tempo a nada”.

Além disso, os ataques não afetam apenas as capivaras: alguns vizinhos até precisaram se refugiar em seus veículos diante da aparição desses animais.
A situação se agravou após a descoberta de restos de uma pata de capivara na região.
“Não sabemos se é uma isca para que os cães cacem capivaras ou se é o resto de uma capivara que comeram”, explicou Soto. A descoberta causou forte comoção entre os habitantes do bairro fechado.
Capivaras vs. cães selvagens: novo risco para uma espécie protegida
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão protegidas pela Lei Nacional 22.421 de Conservação da Fauna.
Por isso, os ataques poderiam constituir um crime ambiental, já que se trata de uma espécie nativa sob proteção legal.
A situação é crítica porque os cães circulam em áreas de parto durante o período em que as fêmeas dão à luz.
“Estão permitindo que circulem onde há crias, o que agrava a situação”, advertiu a porta-voz do grupo de moradores.
O problema se soma às ameaças ambientais que já enfrentam as capivaras em Nordelta pelo avanço urbano sobre o pântano e a perda de seu habitat natural.

Denúncias sem resposta
Os vizinhos autoconvocados realizaram apresentações perante o centro de monitoramento de Nordelta, o escritório de zoonoses da Prefeitura de Tigre e a promotoria de Benavídez.
No entanto, o problema continua sem solução efetiva.
Alguns residentes suspeitam que a presença de cães assilvestrados poderia ser intencional, como método de controle populacional não oficial sobre as capivaras.
O grupo classificou essa possibilidade como “perigosa e desumana”.
“Se isso for assim, poderia escalar para uma tragédia”, advertiram desde La Voz de los Carpinchos.
A organização reclama uma intervenção urgente das autoridades municipais e ambientais para evitar novos ataques e proteger os animais do pântano.
Os vizinhos pedem ações concretas para capturar os cães selvagens e garantir a segurança tanto dos animais de estimação do bairro como das capivaras que habitam naturalmente a região.



