Nova Iorque combate a praga de ratos com novas lixeiras.

Más leídas

Durante meio século, os residentes de Nova Iorque têm lançado sacos de plástico cheios de resíduos diretamente na calçada. Estes sacos muitas vezes rasgam-se, espalhando lixo e fornecendo festins para os ratos.

No inverno, o lixo enterrado sob a neve reforça a reputação da cidade como suja.

Nova Rotina de Lixo em Nova Iorque

Os nova-iorquinos estão se adaptando a uma nova rotina: colocar seu lixo em contentores com tampa. Desde o início deste mês, é obrigatório que todos os edifícios residenciais com menos de 10 unidades usem contentores cobertos.

Todos os negócios da cidade já implementaram esta medida no início deste ano.

“Eu sei que isso pode parecer absurdo para quem vive em outras cidades”, disse Jessica Tisch, ex-comissária de saneamento. “Mas é revolucionário para Nova Iorque, onde temos colocado nosso lixo diretamente nas calçadas por 50 anos”.

Os residentes que usaram contentores em outras cidades concordam que já era hora de Nova Iorque se atualizar.

Vinte Milhões de Quilos de Resíduos por Dia

Nova Iorque gera cerca de 20 milhões de quilos de resíduos diariamente, dos quais aproximadamente 11 milhões são recolhidos pelo departamento de saneamento. Grande parte do restante é manejado por coletores privados.

No início do século XX, a cidade exigia que o lixo fosse colocado em latas de metal, mas o uso de sacos de plástico foi adotado após uma greve em 1968, onde os fabricantes de sacos doaram milhares para ajudar a limpar a cidade.

“O plástico mantinha mais os odores dentro e os trabalhadores de saneamento preferiram os sacos por sua leveza e aparente limpeza”, explicou Steven Cohen, decano da Universidade de Columbia.

A administração do prefeito Eric Adams considera os sacos de lixo como o Inimigo Público Número 1 em sua guerra contra os ratos. Os ratos perfuram facilmente os sacos de plástico, mas os contentores com tampas devem, teoricamente, mantê-los afastados.

Nova Iorque enfrenta um grave problema com os ratos

Desafios do Novo Requisito

O novo requisito de contentores com tampas vem com desafios, como encontrar espaço em bairros sem pátios, becos ou garagens. Os proprietários devem recolher os contentores vazios da calçada de manhã, uma tarefa que não tinham com os sacos de plástico.

Caitlin Leffel, residente de Manhattan, disse que seu prédio teve que contratar alguém “a um custo surpreendentemente alto” para gerir os contentores três vezes por semana. Os superintendentes também reclamam do trabalho adicional.

“Isso reorganizou completamente nossas vidas”, disse Dominick Romeo, fundador do NYC Building Supers, um grupo que protestou contra os novos requisitos.

Futuro da Recolha de Lixo

Eventualmente, os edifícios residenciais maiores terão seu próprio contentor designado na rua, e novos caminhões de lixo automatizados os esvaziarão. Embora essas melhorias devam tornar a coleta mais fácil e limpa, os coletores de lixo ainda estão lidando manualmente com os sacos.

A partir de 2 de janeiro, as autoridades emitirão multas de 50 a 200 dólares por violação das novas regras.

“Ninguém quer viver em uma rua suja”, disse Tisch. “Ninguém quer passar por um monte de lixo e suco de lixo a caminho do trabalho ou ao voltar para casa com seus filhos da escola”.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve-te!

Últimas noticias

Os coelhos exóticos afetam o ecossistema de Ushuaia.

Adrián Schiavini, Doutor e Licenciado em Ciências Biológicas, pesquisador principal do CADIC, falou sobre a situação dos coelhos exóticos...

Noticias relacionadas