Chegou ao Parque Iberá um novo yaguareté, que nasceu no âmbito de um projeto de rewilding em El Parque Nacional Impenetrable, Chaco, o yaguareté Takajay foi transferido e libertado em Iberá, Corrientes, onde aumentará o número de indivíduos reintroduzidos e contribuirá com variabilidade genética.
A província de Corrientes, onde o yaguareté chegou a se extinguir completamente por várias décadas, é hoje o lar de uma população reintroduzida que vem crescendo favoravelmente e que já conta com pelo menos 35 yaguaretés vivendo em liberdade. Este projeto de restauração ecológica, também conhecido como rewilding, é o primeiro no mundo a trazer de volta o yaguareté a um local onde estava extinto.
Após uma nova ação corajosa de conservação, um novo macho, Takajay, passou pelo portão dos grandes currais do Centro de Reintrodução do Yaguareté com uma dupla missão: continuar aumentando a população reintroduzida e contribuir com variabilidade genética.
Takajay carrega os genes de seu pai, Qaramta, um macho selvagem do Impenetrable do Chaco e tanto seu nascimento quanto sua transferência entre os parques nacionais Iberá e El Impenetrable e sua libertação fazem parte de uma longa trajetória de trabalho realizado em conjunto pelas províncias de Corrientes e Chaco, a Administração de Parques Nacionais e Rewilding Argentina para a recuperação do “tigre crioulo”.
Takajay e Nala cresceram no El Impenetrable sob os cuidados de sua mãe TaniaTakajay, junto com sua irmã Nalá, foram os primeiros filhotes de yaguareté a nascer em décadas no Chaco argentino. Nessa região, o yaguareté está quase extinto e não havia registro da presença de fêmeas por mais de trinta anos. Graças ao bem-sucedido acasalamento em outubro de 2020 de um grande felino selvagem (Qaramta) com um de cativeiro (Tania), uma ação de conservação inédita no mundo, Takajay e Nalá nasceram no final de janeiro de 2021.
Esses nascimentos trouxeram esperança e Takajay, que significa “forte e corajoso” na língua wichí, e Nalá, que significa “sol” em qom, foram os nomes escolhidos pelas crianças das escolas vizinhas do Parque Nacional El Impenetrable, em Chaco. Foram criados por sua mãe Tania em currais especiais sem contato com humanos com o objetivo de serem libertados quando adultos e independentes. Nestes currais, passaram por uma fase fundamental para sobreviver em liberdade: lá deram seus primeiros passos e sua mãe os ensinou a caçar. Nalá já foi libertada no El Impenetrable e Takajay contribuirá para a conservação de sua espécie em Iberá.
O sonho de ver novamente yaguaretés livres nos pântanos de Iberá é hoje uma realidade, e é o resultado de um trabalho de longo prazo no qual várias instituições e especialistas participaram. O projeto começou em 2012 com a construção do Centro de Reintrodução do Yaguareté em terras que eram de jurisdição provincial, e continuou quando foram doadas à Nação para criar o Parque Nacional Iberá.
Os resultados encorajadores, o compromisso das províncias de Corrientes e do Chaco para recuperar o esplendor de sua natureza e a decisão desta administração de tornar a restauração e o rewilding um dos principais eixos de sua agenda de conservação nos Parques Nacionais, permitem ter esperanças para o futuro desses projetos que se destacam na vanguarda da recuperação desta espécie em nível mundial.
O retorno do predador de topo a Iberá e El Impenetrable faz parte de um projeto de restauração mais amplo cuja missão é alcançar ecossistemas completos e funcionais através da reintrodução de espécies-chave extintas localmente por nossas ações. Por sua vez, o retorno deste imponente felino representa um impulso para o turismo de natureza baseado na observação da fauna, que já está impactando positivamente no desenvolvimento das comunidades locais.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!