Qual é o país sul-americano com o maior número de espécies em perigo de extinção?

Más leídas

América do Sul, lar da Amazônia e de muitos outros lugares que abrigam uma grande biodiversidade, incluindo muitas espécies listadas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Nesse sentido, a região da América do Sul possui várias espécies em perigo de extinção.

Segundo a UICN, Equador é o país latino-americano com mais animais em perigo de extinção, totalizando 2.762 espécies ameaçadas. Após o Equador, encontra-se o Brasil com uma lista de 2.497 espécies em perigo, enquanto as demais nações estão abaixo de 2.000 espécies.

Embora Equador e Brasil liderem o ranking, também é importante lembrar que vários pontos da América do Sul sofrem com essa problemática, com espécies em situação crítica. A esses países se juntam Colômbia com 1.847 espécies em perigo, Peru com 1.200, Venezuela com 1.205, Bolívia com 625, Argentina com 411 e Chile com 227 espécies ameaçadas.

Entre as espécies mais ameaçadas estão animais icônicos como a lontra gigante, o peixe-boi do Caribe e a onça-pintada, que enfrentam uma situação alarmante devido à caça furtiva e à destruição de habitats naturais.

A onça-pintada é um dos animais em grave perigo de extinção.[/caption>

Quais são as espécies mais afetadas?

São muitas as espécies da América Latina que sofrem o impacto das atividades humanas e dos fatores ambientais que colocam em risco sua sobrevivência e as colocam na Lista Vermelha da UICN, como:

  • Golfinho cor-de-rosa do Amazonas: a contaminação e a destruição de seu habitat fizeram com que o Inia geoffrensis, conhecido por sua cor de pele particular, esteja ameaçado.
  • Vaquita marina: conhecida como Phocoena sinus, este cetáceo endêmico do México conta com uma população de apenas 18 indivíduos adultos devido à pesca ilegal e ao uso de redes de emalhar.
  • Sagui-de-cabeça-branca: este primata nativo da Colômbia sofre as consequências do comércio ilegal de animais de estimação e do desmatamento, que reduziu significativamente seu número.
  • Pinguim das Galápagos: esta ave que habita as Ilhas Galápagos está em grave perigo de extinção devido à predação por gatos introduzidos no ecossistema e às mudanças climáticas.
  • Lontra Gigante: estes mamíferos que habitam as regiões da Amazônia e do Pantanal estão em grave risco de extinção devido à contaminação, à pesca excessiva e à perda de seu habitat, que afetou gravemente seus grupos familiares.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Pensar no outro: proposta acessível de trekking no Aconcágua para pessoas com deficiência.

Um grupo de 20 pessoas participou de uma proposta original de trekking acessível no Parque Provincial Aconcágua. Utilizando um monociclo...

Noticias relacionadas