Três pessoas ficaram surpresas ao encontrar no Parque Nacional Iberá, em Corrientes, pegadas de jaguatirica. Eles as encontraram em uma trilha na floresta e tiraram fotos.
O grupo que se deparou com os rastros do animal conseguiu identificá-lo rapidamente, pois um deles é guia de turismo e os outros pertencem à ONG CEYDAS.
A jaguatirica estava extinta na província há mais de um século, mas foi reintroduzida recentemente.
Encontraram pegadas de jaguatirica
O entrerriano Mario Martins, junto com Román Galván e Nilda Escobar, ficaram surpresos ao se depararem com enormes pegadas de cerca de 10 cm de comprimento pertencentes ao felino mais grande da América.
A descoberta ocorreu no meio da trilha Lobo Cuá do Parque Nacional Iberá em Colonia Carlos Pellegrini.
Martins pegou uma nota de $ 500, que tem o desenho e a figura da jaguatirica, e a colocou ao lado de uma das pegadas para usá-la como referência de tamanho.
Galván tirou a foto e disse: “O lance da nota foi uma coincidência casual”.
Descobrem uma nova jaguatirica em Formosa
Um novo exemplar de jaguatirica em Formosa foi registrado por armadilhas fotográficas durante o último mês, como parte do projeto de levantamento realizado em um corredor de conservação-chave do Departamento Patiño.
A confirmação dessa notícia foi feita pelo Ministério da Produção e Ambiente e pelo Projeto Jaguatirica do Centro de Pesquisas da Floresta Atlântica (CeIBA-CONICET). Além disso, um grande número de moradores e produtores colaboraram e participaram do projeto.
Segundo informações da Subsecretaria de Recursos Naturais, Ordenamento e Qualidade Ambiental à Agência de Notícias Formosa (AGENFOR), este registro de jaguatirica em Formosa foi obtido durante a revisão das armadilhas fotográficas do Projeto Jaguatirica, realizada recentemente. Os eventos fotográficos correspondem a diferentes momentos capturados entre agosto e novembro.
Este é o quinto jaguatirica em Formosa registrado sob esse método na província e o oitavo na região do Chaco argentino.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!