Alerta ambiental na Antártida: a catástrofe prevista pelos cientistas

Más leídas

A contundente advertência de um grupo de cientistas gerou um verdadeiro alarme ambiental na Antártida. É que, se as estimativas se concretizarem, ocorrerá uma catástrofe: o mar poderia subir 50 metros.

Devido à sua posição geográfica, o continente branco apresenta condições climáticas extremamente frias, com temperaturas médias entre -10ºC e -30ºC.

Além disso, é o mais seco e elevado do mundo, com uma altitude média de 2500 metros acima do nível do mar. Forma assim um dos lugares mais frios e inóspitos do planeta Terra. No entanto, a mudança climática também o ameaça há algum tempo.

Alarme ambiental na Antártida: a advertência dos cientistas

A mudança climática prejudica a Antártida especialmente através do aquecimento global. Um processo que envolve um aumento gradual das temperaturas médias do planeta.

O gelo antártico está em recuo e atingiu um mínimo histórico nos últimos dias (Getty)
O gelo antártico está em recuo e atingiu um mínimo histórico nos últimos dias (Getty)

O resultado é uma alteração considerável na disponibilidade e distribuição da água dentro e fora do continente. Seu degelo acelerado contribui para o aumento do nível do mar, com severas consequências para as zonas costeiras do mundo.

O continente branco e o Oceano Austral estão passando por modificações rápidas e extremas há vários anos, incluindo ondas de calor sem precedentes e níveis recordes de gelo marinho.

Mais de 450 pesquisadores se reuniram em Hobart para a primeira Conferência Australiana de Pesquisa Antártica. A partir daí, publicaram uma declaração conjunta: “Fazer a Antártida grande novamente”.

A declaração alerta sobre as possíveis consequências negativas do aumento global do nível do mar causado pelo derretimento das camadas de gelo.

“Não há em nenhum lugar da Terra uma maior fonte de incerteza nas projeções de aumento do nível do mar do que na Antártida Oriental, no quintal da Austrália”, alertam no comunicado.

“As implicações para nossas cidades costeiras e nossa infraestrutura são enormes”, acrescentam.

Quanto o nível do mar subiu

Nos últimos 30 anos, o nível global do mar subiu cerca de 10 centímetros, segundo a Associação do Programa Antártico Australiano (AAPP). Os cientistas afirmam que poderia aumentar até um metro até o final do século em um cenário de altas emissões.

O que pode acontecer na Antártida devido ao aquecimento global. O que pode acontecer na Antártida devido ao aquecimento global.

Segundo a AAPP, atualmente estima-se que a Antártida perde 17 milhões de toneladas de gelo a cada hora. Um número que equivale a um cubo de gelo gigante de 260 metros de lado.

“Pesquisas recentes mostraram um recorde de gelo marinho, ondas de calor extremas que ultrapassam os 40 graus Celsius em relação às temperaturas médias e uma maior instabilidade em torno das principais plataformas de gelo”, alertam.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O destino ideal na Patagônia para fazer trekking na natureza

O território argentino está repleto de destinos de sonho, ideais para desfrutar do turismo e da natureza. Por esta...

Noticias relacionadas