Em qual continente estará o sexto oceano?

Más leídas

Após anos da criação da Terra, ainda continua ocorrendo a separação dos continentes. Desta vez, trata-se de um único continente que está se dividindo em dois para dar lugar ao sexto oceano do planeta

É uma gigantesca fenda no deserto da Etiópia, na África. Ali, um movimento tectônico gerou esta abertura, podendo influenciar na discussão sobre o número de continentes. Por outro lado, a formação do sexto oceano não é algo novo, já que é um fenômeno que ocorre há mais de 25 milhões de anos e que ainda tem muito tempo pela frente para finalizar. 

Segundo os especialistas, acredita-se que em 5 a 10 milhões de anos o processo será concluído para que este oceano se forme completamente. Durante esse tempo, a fenda chamada de Depressão de Afar continuará se aprofundando até ficar abaixo do nível do mar e as águas do Mar Vermelho e do Golfo de Aden inundarão a região, como parte do processo de expansão do fundo do mar. 

Esse fenômeno não é nada menos que uma oportunidade única para os cientistas, que poderão analisar em tempo real como ocorre a separação de um continente. Até o momento, os estudos realizados em Afar revelaram como são os processos que moldaram o planeta há milhões de anos, ao mesmo tempo em que contribuíram para melhorar a capacidade de antecipar e mitigar os riscos geológicos, como terremotos e erupções vulcânicas.

Região de Afar, onde se formará o novo oceano. Foto: Wikipedia.
Região de Afar, onde se formará o novo oceano. Foto: Wikipedia.

Um novo oceano, fruto da remodelação da Terra

Não há dúvida de que este processo dá origem a um novo capítulo na história da natureza, pois abaixo do solo, as camadas da Terra estão se separando para dar lugar a um novo mar. Na verdade, o impacto deste evento promete se tornar um dos fenômenos geológicos mais significativos para a humanidade. 

Esse fenômeno ocorre quando três placas tectônicas convergem e iniciam uma complexa interação geológica que abre caminho para o surgimento de um novo oceano. 

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Bateria recarregável inovadora: Não inflamável nem tóxica

Engenheiros da Alsym Energy, com um de seus fundadores sendo Kripa Varanasi do MIT, desenvolveram uma inovadora bateria recarregável...

Noticias relacionadas