Em uma operação realizada pela Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, resgataram filhotes de falcão após a queda de seu ninho. São três exemplares detectados em 25 de Mayo e Perito Moreno, em Capital.
O incidente ocorreu como consequência de uma poda em uma árvore, que afetou o ninho que abrigava quatro filhotes, dos quais um faleceu.
Resgataram filhotes de falcão em San Juan: a operação
Pessoal especializado em Posse e Resgate de Fauna compareceu rapidamente ao local para avaliar a situação.
Após verificar o estado dos três filhotes sobreviventes, a equipe reposicionou o ninho em uma árvore de algaroba, localizada a uma altura de aproximadamente cinco metros.
Os filhotes de falcão resgatados em San Juan.A equipe da Secretaria de Ambiente continuou monitorando os filhotes e, conforme detalharam, mostraram sinais de boa saúde. Inclusive começaram a vocalizar para atrair a mãe.
Nos dias seguintes, observou-se que os filhotes começaram seu processo de voo, completando com sucesso sua etapa de nidificação.
A Secretaria lembrou da importância de manter uma distância mínima de dois metros ao observar a fauna selvagem e de não manipular nem alimentar os animais. Isso pode alterar seus processos naturais.
O que fazer ao ver animais em perigo?
No caso de encontrar animais em perigo, é recomendado que os cidadãos comuniquem à Direção de Conservação ou à Divisão Polícia Ecológica.
A campanha de Mendoza para resgatar aves caídas
A ideia é proteger as aves silvestres que caem dos ninhos.Pensando nesse tipo de acidente, Mendoza lançou uma campanha especial.
A equipe do departamento de Fauna, do Ministério de Energia e Ambiente, desenvolveu um guia sobre como agir ao se deparar com esse tipo de situação e cuidar das espécies.
Além disso, do organismo alertaram que se trata de um período crítico para as aves silvestres, devido ao nascimento das crias.
O guia e recomendações: o que fazer ao encontrar um filhote caído
Manter a calma e avaliar a situação:
- Afaste-se um pouco e observe se os pais estão por perto. Em muitos casos, os progenitores supervisionam de uma distância segura.
- Determine se o filhote consegue subir sozinho em uma planta ou estrutura próxima.
Proteger o filhote:
- Assegure-se de manter cães, gatos e outros possíveis predadores afastados.
- Se o filhote não conseguir voltar a uma posição elevada, coloque-o em uma altura segura e observe se os pais se aproximam.
Quando intervir diretamente:
- Se for um filhote muito pequeno, coberto apenas por penugem, e o ninho for acessível, devolva-o cuidadosamente ao seu lugar.
- Se o ninho caiu, tente reinstalá-lo em sua localização original junto com os outros filhotes.
Com os filhotes que estão praticando seus primeiros voos:
- Os voantes (filhotes que estão praticando seus primeiros voos) costumam estar fora do ninho enquanto aprimoram sua capacidade de voar. O ideal é colocá-los em um local elevado e protegido, próximo de onde foram encontrados.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!