As autoridades aduaneiras da Tunísia impediram o contrabando de dez flamingos rosados, uma espécie protegida, na fronteira com a Argélia. Os animais, encontrados em uma caminhonete em Jendouba, estavam envoltos em tecido e fita adesiva dentro de caixas com feno.
De acordo com o comunicado oficial, as aves serão libertadas em seu habitat natural para garantir sua proteção. Especialistas alertam que, além do tráfico ilegal, os flamingos enfrentam ameaças como a contaminação, o desenvolvimento urbano e as mudanças climáticas, que afetam seus ecossistemas aquáticos.
Esses animais contam com a proteção da lei local, onde são classificados como uma espécie “em perigo de extinção”, em decorrência das operações ligadas à caça e venda ilegal de espécies.
Por sua vez, a ação humana e o crescente desenvolvimento urbano não são as únicas ameaças que colocam em risco os flamingos rosados, mas também a contaminação, a seca e o aquecimento global, que impactam negativamente em seus habitats, secando os ecossistemas aquáticos onde vivem.

Quais são as principais ameaças enfrentadas pelos flamingos rosados?
As principais ameaças dos flamingos rosados são:
- Caça: Na antiguidade, eram capturados para alimentação ou para obter partes para a culinária, enquanto atualmente a caça nas colônias de reprodução pode causar o abandono e a perda da nidificação. Além disso, a munição de chumbo dispersa nos sedimentos se torna uma ameaça, pois pode ser ingerida pelos flamingos e causar alta mortalidade.
- Perda de habitat: A construção de estradas e rodovias torna os habitats dos flamingos mais acessíveis para pessoas e predadores, sem mencionar que a urbanização elimina partes importantes de seus habitats. Além disso, também são afetados pela mineração e pela coleta de sal, atividades econômicas que os perturbam.
- Contaminação: A contaminação da água e do ar pode afetar os flamingos.
- Mudanças climáticas: O aumento das temperaturas na atmosfera e nos oceanos tem reduzido as fontes de alimentos dos flamingos.
- Turismo: As excursões que se aproximam muito das colônias ou desembarcam nas ilhas onde eles se encontram podem causar problemas, assim como os aviões que voam sobre os flamingos em baixa altitude também podem causar problemas.
Mas também existem outros riscos, como a coleta de ovos e a irrigação dos desertos costeiros que alteraram os níveis de água em muitos habitats dos flamingos.
Já conheces nosso canal no YouTube? Inscreva-se!