Uma capivara grande é libertada no Dique La Florida após ser resgatada, retornando ao seu habitat natural.

Más leídas

Uma macá grande foi libertada no Dique La Florida, em San Luis, depois de ser encontrada desorientada na sede da UPRO, no bairro Serranías Puntanas. A ave foi resgatada e transferida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da província.

Após uma revisão médica pela equipe do Centro de Conservação da Vida Silvestre (CCVS), determinou-se que não apresentava lesões nem comprometimentos físicos. Portanto, foi considerada apta para retornar à natureza sem maiores demoras.

A operação faz parte de um programa contínuo de recuperação de fauna silvestre, que inclui monitoramento, quarentena, reabilitação e libertação de exemplares resgatados em ambientes urbanos ou áreas em conflito ambiental.

A reintegração foi feita em um ambiente adequado para a sua espécie, onde poderá reintegrar-se sem riscos e continuar sua vida em liberdade.

A macá grande retornou ao seu habitat natural depois de ser libertada. Foto: Sec. Estado de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de San Luis. A macá grande retornou ao seu habitat natural depois de ser libertada. Foto: Sec. Estado de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de San Luis.

Uma espécie adaptada à água

A macá grande, também conhecida como “huala”, é uma ave aquática de comportamento sociável e boa nadadora. Habita lagos, represas e corpos de água doce, onde se alimenta mergulhando.

Esta espécie apresenta uma notável mudança na sua plumagem durante a época reprodutiva, tornando-se mais vistosa. Seus filhotes nascem com a capacidade de nadar e mergulhar quase imediatamente, o que lhes confere uma vantagem em seu desenvolvimento.

Trata-se de uma ave de ampla distribuição no sul da América do Sul, muito adaptada a ambientes lacustres e considerada um bom indicador da saúde dos ecossistemas aquáticos.

Macá grande libertada. Foto: Sec. Estado de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de San Luis. Macá grande libertada. Foto: Sec. Estado de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de San Luis.

Avanços em outras espécies resgatadas

Além do caso da huala, o CCVS informou que dois exemplares de cardeal-amarelo e um cabecitanegra passaram da quarentena para recintos intermediários para recuperação muscular.

O cardeal-amarelo é uma espécie classificada como em perigo de extinção e sua reabilitação requer um processo mais delicado e controlado. O cabecitanegra, por sua vez, continua respondendo positivamente ao tratamento.

Esses passos são fundamentais para garantir uma futura libertação bem-sucedida, respeitando os tempos de cada espécie e assegurando sua reintegração efetiva na natureza.

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas