A medida mais eficaz para prevenir e interromper o ciclo de transmissão da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é a eliminação ou neutralização dos criadouros, ou seja, de todos os recipientes ou objetos que possam acumular água.
Importância das Medidas Contínuas
Devido a que os ovos do mosquito podem resistir a baixas temperaturas e condições de seca, é crucial que as medidas de prevenção e controle sejam realizadas de forma contínua ao longo de todo o ano. Somente assim será possível assegurar uma redução eficaz na propagação dessas doenças.
Recomendações para prevenir a dengue
- Eliminar todos os recipientes em desuso que possam acumular água (latas, garrafas, pneus, etc.) dentro e fora de casa e/ou local de trabalho.
- Furar os recipientes não utilizáveis antes de descartá-los. Se não for possível, quebrá-los ou compactá-los. Colocá-los em sacos fechados para serem removidos com segurança pelo coletor de resíduos.
- Virar, tampar ou proteger os objetos úteis que estão no exterior e podem acumular água da chuva ou irrigação (baldes, bacias, tambores, brinquedos, etc.).
- Escovar, limpar e trocar a água dos bebedouros de animais, coletores de ar condicionado ou água da chuva. Escovar ou esfregar as paredes internas do recipiente é fundamental para remover os ovos de mosquitos que estejam aderidos ali.
- Evitar ter plantas em água. Substituir a água dos vasos ou recipientes de plantas por areia, terra ou outro substrato adequado. Caso contrário, trocar a água com frequência (aproximadamente a cada 2/3 dias, verificando se não há larvas nas raízes) e escovar as paredes internas dos vasos.
- Preencher os porta-vasos com areia para absorver o excesso de água ao regar.
- Manter os quintais e jardins sem mato.
- Destampar calhas e ralos de chuva.
- Despejar água fervente nas paredes internas das grelhas e colocar tela mosquiteira.
- Manter tampados os tanques e grandes recipientes (cisternas, caixas d’água, etc.) usados para coletar e armazenar água.
- Manter limpas e cloradas as piscinas. Mantê-las cobertas quando não estiverem em uso.
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti:
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!