A chegada do calor parece nos convidar a sair, nos mover e a reconectar com a natureza. Isso não é por acaso. A verdade é que o clima e o bem-estar estão profundamente interligados.
À medida que a temperatura do ambiente se torna mais quente, aumenta a liberação de serotonina em nosso cérebro. Esse neurotransmissor tem a particularidade de nos fazer sentir mais felizes e relaxados.
Isso faz com que o clima de verão nos leve a experimentar sensações de bem-estar geral que expressamos em nossos relacionamentos, consolidando afetos e melhorando os vínculos.
O calor intensifica as cores da natureza, especialmente o verde, que contribui para a produção de serotonina e para o bem-estar a longo prazo.
O aumento de cenários verdes em nosso entorno nos leva a experimentar tranquilidade e equilíbrio emocional, sensações que estão associadas a sentimentos de felicidade e bem-estar.
A água e seu efeito revitalizante
Outro fator-chave é a água. Seja em uma praia, em um rio ou em uma piscina, se pudermos estar perto da água, conseguiremos um efeito calmante e revitalizante na mente.
Diversos estudos demonstram que o som da água em movimento pode diminuir a atividade da amígdala, a região do cérebro relacionada ao estresse e às emoções negativas.
Esses momentos de conexão com a natureza e com o clima agradável nos ajudam a recuperar a criatividade e a motivação essenciais para enfrentar as obrigações do ano.
O cérebro e a mente funcionam melhor quando estamos relaxados, e se eliminarmos o estresse do dia a dia, poderemos gerar ideias mais originais e resolver problemas com maior facilidade.
Benefícios do descanso no verão
Apesar de muitos pensarem que dormem pior quando está calor, o descanso é muito mais reparador durante os períodos de bom clima.
A exposição à luz solar ajuda a regular nosso relógio biológico e melhora a qualidade do sono. Após uma temporada de bom descanso, nos sentiremos mais focados e produtivos.
Por isso, é importante reclamar menos do calor e tentar organizar passeios perto da água. Não se trata apenas de um prazer momentâneo, mas sim de uma forma de dar ao cérebro, à mente e ao corpo o descanso que precisam para seguir adiante com alegria e otimismo.
Quando o clima está ameno, nosso ânimo melhora e nos leva a expressar a melhor versão de nós mesmos.
Por Gabriela Gonzalez Alemán Dra. em Genética do Comportamento, Diretora do departamento de psicologia da UCA e fundadora de Brainpoints (MN 33343) Instagram: @brainpoints
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!