Cientistas chineses surpreenderam o mundo com uma inovação chave para aplicar em tecnologia de baixo consumo e eletrônica. Criaram um metal 200.000 vezes mais fino que um fio de cabelo.
Da Academia Chinesa de Ciências compartilharam o estudo sobre metais bidimensionais que já está impactando o mundo.
Especialistas do país asiático conseguiram sintetizar esses metais 2D com uma espessura 200.000 vezes menor que a de um cabelo.
Criaram um metal mais fino que um cabelo: a pesquisa
Estes metais bidimensionais têm uma espessura inferior a um nanômetro e se aproximam do limite de angström, uma unidade de medida que equivale a um décimo de nanômetro e é usada para medir estruturas em escala atômica.
O estudo foi publicado na revista Nature. Foi desenvolvido pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências e é importante por seu potencial aplicação em eletrônica e optoeletrônica.
A equipe utilizou um método inovador chamado compressão van der Waals, que permitiu estabilizar camadas ultrafinas de bismuto, estanho, chumbo, índio e gálio entre monocamadas de dissulfeto de molibdênio (MoS2). Assim, evita-se a degradação por reações químicas com o ambiente.

Estes metais bidimensionais apresentam propriedades físicas emergentes, incluindo uma condutividade elétrica superior à de suas versões tridimensionais e um novo modo de vibração fonônica.