Criaram um metal 200.000 vezes mais fino que um fio de cabelo: para que será aplicado

Más leídas

Cientistas chineses surpreenderam o mundo com uma inovação chave para aplicar em tecnologia de baixo consumo e eletrônica. Criaram um metal 200.000 vezes mais fino que um fio de cabelo.

Da Academia Chinesa de Ciências compartilharam o estudo sobre metais bidimensionais que já está impactando o mundo.

Especialistas do país asiático conseguiram sintetizar esses metais 2D com uma espessura 200.000 vezes menor que a de um cabelo.

Criaram um metal mais fino que um cabelo: a pesquisa

Estes metais bidimensionais têm uma espessura inferior a um nanômetro e se aproximam do limite de angström, uma unidade de medida que equivale a um décimo de nanômetro e é usada para medir estruturas em escala atômica.

O estudo foi publicado na revista Nature. Foi desenvolvido pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências e é importante por seu potencial aplicação em eletrônica e optoeletrônica.

A equipe utilizou um método inovador chamado compressão van der Waals, que permitiu estabilizar camadas ultrafinas de bismuto, estanho, chumbo, índio e gálio entre monocamadas de dissulfeto de molibdênio (MoS2). Assim, evita-se a degradação por reações químicas com o ambiente.

A inovação chinesa.
A inovação chinesa. (Foto: Pixabay).

Estes metais bidimensionais apresentam propriedades físicas emergentes, incluindo uma condutividade elétrica superior à de suas versões tridimensionais e um novo modo de vibração fonônica.

“O espessura desses metais 2D é apenas uma milionésima parte de uma folha de papel A4 e uma 200.000ª parte do diâmetro de um cabelo humano”, explicou Xinhua Zhang Guangyu, membro da equipe de pesquisa.

Assim, se um cubo de metal de 3 metros fosse comprimido em uma única camada atômica, poderia cobrir toda a superfície de Pequim.

A descoberta amplia significativamente o campo de materiais 2D, dominado até agora por compostos como o grafeno.

Os pesquisadores destacam seu potencial para aplicações em microtransistores de baixo consumo, telas transparentes, sensores ultrasensíveis e dispositivos de alta frequência.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

A inteligência artificial ajuda a lidar com a crise hídrica na agricultura mexicana.

A agricultura mexicana está passando por uma grave crise hídrica, com o México sendo o segundo país com maior...

Noticias relacionadas