Criaram um método sustentável para reciclar as baterias de lítio.

Más leídas

Cientistas da Universidade de Leicester, Inglaterra, desenvolveram uma técnica para reciclar baterias de lítio de forma sustentável.

Baseia-se essencialmente no uso de óleo de cozinha e água. Permite purificar a massa negra das baterias em minutos e à temperatura ambiente, sem a necessidade de tratamentos térmicos ou ácidos corrosivos.

Reciclar baterias de lítio com óleo e água

Os pesquisadores desenvolveram uma técnica sustentável para extrair metais valiosos das baterias usadas utilizando uma mistura de água e óleo de cozinha.

Conseguiram aumentar a vida útil das baterias de lítio em 750%. Em que consiste a técnica.

A tecnologia, que está em processo de patente, permite purificar a “massa negra” das baterias de íons de lítio em minutos e à temperatura ambiente.

Essa massa negra é uma mistura de materiais do ânodo e do cátodo, juntamente com outros compostos de baixo valor.

Dado o crescente uso dessas baterias na eletrônica e veículos elétricos, este método poderia representar uma solução mais econômica e sustentável para a reciclagem, apoiando a transição para tecnologias ecológicas.

É utilizado óleo de cozinha e água.

A pesquisa, liderada pelo professor Andy Abbott e pelo doutor Jake Yang no âmbito do projeto ReLiB da Faraday Institution, conseguiu recuperar metais de qualidade para baterias.

Isso é feito por meio de nanoemulsões formadas a partir de uma pequena quantidade de óleo de cozinha em água.

Normalmente, água e óleo não se misturam sem a presença de um agente emulsionante, como sabão. No entanto, com a aplicação de ultrassom, são geradas nano gotas de óleo estáveis por semanas.

Essas gotículas de óleo têm a propriedade de aderir à superfície do carbono presente na massa negra, que funciona como uma “cola” que une as partículas hidrofóbicas de grafite em aglomerados que flutuam na água.

Enquanto isso, os valiosos óxidos metálicos de lítio, níquel e cobalto permanecem no fundo e podem ser facilmente coletados.

Quais são os métodos de reciclagem atuais

Essa técnica representa uma versão sustentável e ecológica dos métodos de reciclagem convencionais.

Estes últimos utilizam altas temperaturas em fornos para queimar o grafite, o que aumenta a pegada de carbono na cadeia de valor dos veículos elétricos.

Além disso, são utilizados ácidos concentrados e corrosivos que reduzem os materiais de alta qualidade a precursores de baterias de menor valor.

Por outro lado, a técnica baseada em emulsões permite um reciclagem em circuito curto, preservando a estrutura cristalina dos materiais recuperados.

Isso significa que os componentes podem ser reutilizados diretamente na fabricação de novas células de bateria sem a necessidade de processos adicionais, ao contrário dos métodos piro e hidrometalúrgicos.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Inglaterra: resgatam mais de 80 animais em operação contra maus-tratos.

Numa operação contra o maltrato animal envolvendo a polícia de South Yorkshire, a RSPCA (Organização Beneficente de Combate à...

Noticias relacionadas